O vírus da imonudeficiência humana (HIV)

Páginas: 18 (4407 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um retrovírus que infecta células do sistema imunológico, principalmente linfócitos T CD4, e causa destruição progressiva dessas células (ABBAS e LICHTMAN, 2009).
O ciclo de vida do HIV consiste nos seguintes passos: infecção das células, produção de DNA viral e sua integração no interior do genoma do hospedeiro, expressão dos genesvirais e produção de partícula virais (ABBAS e LICHTMAN, 2009).
Os retrovírus são vírus RNA; são assim designados pelo fato de conterem uma enzima que transcreve o RNA em DNA, uma inversão da sequência normal em que o DNA é transcrito em RNA. O HIV é um membro da subfamília lentivirus (lenti = lento) dos Retroviridae (WINN et al., 2008).
Desde seu reconhecimento, no início dos anos 80, a Síndromeda Imunodeficiência Adquirida (SIDA) se disseminou pelo mundo tornando-se um dos maiores desafios de saúde pública das três últimas décadas (MADIGAN et al., 2008; CHRISTO, 2010).


Figura 1 – (a) Modelo em 3-D do vírus HIV (Fonte: Folha de São Paulo) (b) Representação das estruturas do HIV (Fonte: http://upload.wikimedia.org)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo,aproximadamente 33,2 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus HIV ou apresentam a doença e que em 2007 ocorreram 2,1 milhões de mortes e cerca de 2,5 milhões de novos casos (CHRISTO, 2010).
No Brasil, desde a identificação do primeiro paciente com AIDS, em 1982, até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. Estima-se que aproximadamente 593 mil pessoas vivamatualmente com HIV ou Aids é, segundo parâmetros da OMS, a prevalência da infecção pelo HIV é de 0,61% entre a população de 15 a 49 anos, sendo 0,42% entre as mulheres e 0,80% entre os homens (CHRISTO., 2010).
Já nos primeiros casos ficou bem evidente o grave e progressivo comprometimento imunológico dos pacientes infectados pelo HIV, particularmente de sua imunidade celular. Tal fato acabavapredispondo-os a neoplasias e infecções, a maioria de caráter oportunista e estas em especial sempre trouxeram elevada morbimortalidade para os doentes de Aids, sendo elementos marcadores da síndrome (CHRISTOS., 2010)
Nem todas as doenças relacionadas ao HIV são causadas por infecções oportunistas. O próprio HIV é citopático e produz doenças clínicas, como encefalite e demência relacionada com o vírus (WINNet al., 2008).
Ao lado do sistema linfoide, o Sistema Nervoso Central (SNC) é um importante alvo para o HIV e o vírus tem sido frequentemente detectado no líquido cefalorraquidiano (LCR) e tecido cerebral desde o início da infecção e em toda a sua evolução, independentemente de apresentar sintomas neurológicos. O vírus infecta e replica-se em macrófagos, micróglia e células multinucleadas daglia, mas está, principalmente, livre e presente no líquido cefalorraquidiano acelular (CHRISTOS., 2010).
O indivíduo com HIV pode apresentar transtornos de humor e outras comorbidades psiquiátricas. As psicoses, por exemplo, foram frequentes em aproximadamente 20% dos infectados nos EUA em 2006, têm forte relação com as alterações de humor e estão associadas a complicações sistêmicas causadas pelainfecção do HIV no encéfalo. Indivíduos que não possuem aderência ao tratamento antirretroviral possuem grandes probabilidades de desenvolver transtorno bipolar. Mais de 45% dos indivíduos soropositivos apresentam traços de depressão, e a depressão maior é a desordem psiquiátrica mais prevalente nos infectados pelo HIV no Brasil, principalmente entre aqueles que não fazem uso de tratamentoantirretroviral (FILHO e SANTOS., 2008)
Considerando as informações da literatura, este trabalho prioriza relatar as principais manifestações clínicas neurocognitivas associadas ao HIV, salientando as alterações priorizadas por faixa etária..





2. MATERIAIS E MÉTODOS

Como estratégia para levantamento bibliográfico preliminar buscou-se, na biblioteca da Universidade São Judas Tadeu, livros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)
  • Hiv- o virus da imunodeficiencia humana
  • Hiv
  • Vírus da imunodeficiência adquirida humana
  • Virus hiv
  • Vírus HIV
  • virus do HIV
  • Vírus hiv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!