O uso dos estilos na solução de conflitos

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
O Uso dos Estilos na Solução de Conflitos

O uso mais adequado possível dos estilos na solução de conflitos é de fundamental importância para o dia-a-dia das atividades em uma empresa. Há vários aspectos, porém, extremamente relevantes que devem ser ponderados a esse respeito.
Em primeiro lugar, deve-se considerar que não é imprescindível que as pessoas saibam exatamente qual é seu estilo deação, mesmo porque há varias classificações diferentes, segundo enfoques diversos. Além disso, normalmente uma pessoa não se enquadra exatamente em único estilo, mas possui um estilo mais forte e apresenta componentes adicionais de um ou mais estilos existentes. Por outro lado, em condições de pressão, as pessoas tendem a mudar seu estilo ou, pelo menos, a composição dos diferentes estilos em suaconduta.
Entretanto, se não é imprescindível em nenhuma situação que a pessoa conheça seu estilo, o fato de o conhecer pode tornar-se um diferencial fundamental, em termos de conseguir entender e prever melhor seu comportamento. Por outro lado, conseguir identificar, pelo menos parcialmente, o estilo de ação dos outros envolvidos no conflito pode constituir-se num ponto muito importante ao longo danegociação, em termos de antecipar reações e atos das outras pessoas.
A consciência de que as pessoas não têm normalmente um único estilo, bem como podem ter alterações em sua maneira de agir, em função das circunstancias, bem como mudar total ou parcialmente o estilo ao longo da negociação também é fundamental para o entendimento do processo de solução de conflitos.
Por outro lado, da própriadiferença de estilos entre negociadores podem surgir conflitos adicionais, não previsíveis num primeiro momento. Dessa forma, a utilização das técnicas de negociação pode ser fundamental para a solução de impasses. Assim, separar as pessoas do problema, concentrar-se nos interesses e não nas posições, buscar opções de ganhos mútuos e tentar estabelecer critérios objetivos pode ser fundamental paraa solução dos conflitos existentes.
Entretanto, se as diferenças de estilos podem constituir-se na origem de novos conflitos, por outro lado, o fato de as pessoas terem estilos diversos pode constituir-se num ponto fundamental para resolver impasses, à medida que elas analisam o problema de pontos de vista diferentes, sendo que, em muitos casos, essas visões podem ser complementares e facilitara solução do conflito.
Mais uma vez, sente-se a importância da flexibilidade dos negociadores, para melhor lidar com as várias possibilidades de solução de conflitos existentes, principalmente nos casos em que os estilos são significativamente diferentes. É importante ressaltar que essa flexibilidade é fundamental para evitar tumultos, barreiras e restrições à comunicação.
Outro aspecto a serdestacado refere-se ao fato de que, embora alguns tipos de conflito possam ser característicos de alguns estilos, na verdade, não há uma predeterminação que fixe ou restrinja a mistura dos conflitos dentro dos estilos.

Estilos para lidar com conflitos

Há vários estilos diferentes que podem ser utilizados para se lidar com os conflitos. Evidentemente, o estilo adequado para lidar com umconflito depende da pessoa, do momento, da situação de conflito e do estilo da outra parte envolvida. Thomas & Kilmann (apud Hodgson, 1996:214) apresentam alguns estilos que podem ser apropriados, dependendo das circunstancias do conflito e dos resultados pretendidos. Eles dividem os estilos em confrontadores e não confrontadores, por um lado, e cooperativos e não cooperativos, de outro lado.
Dessaclassificação surgem cinco estilos diferentes (dois confrontadores – contestador e colaborativo – e dois não confrontadores – o da retirada e o da aceitação; por outro lado, são dois estilos cooperativos – o colaborativo e o da aceitação – e dois não cooperativos – contestação e retirada; e no centro – como um estilo mais equilibrado – tem-se o estilo do compromisso, que consegue equilibrar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso dos tipos psicológicos na solução dos conflitos
  • O USO DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NA SOLUÇÃO DOS CONFLITOS
  • A PARTICIPAÇÃO E O USO POSITIVO DO PODER NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
  • Solução de conflitos
  • Conflitos
  • Estilos de administração de conflitos
  • ESTILOS DE ADMINISTRACAO DE CONFLITOS E NEGOCIACAO
  • Seis habilidades de solução de conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!