O uso do recurso eletroterápico Galvanopuntura no tratamento das estrias

1955 palavras 8 páginas
O USO DO RECURSO ELETROTERÁPÍCO GALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS

Luana Chagasteles1, Maria Júlia Nunes1, 2 e Mariane Assafim1, 3
1- Instituto Brasileiro de Reabilitação e Medicina (IBMR) _ Centro Universitário Hermínio da Silveira, Correa Dutra, 126 – Catete, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 22210-050. 2- Bellarome, Av. Marechal Floriano, 38/sobreloja 202 CEP 20080-002. 3- Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 21941-902 Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

RESUMO
As estrias caracterizam-se por afecções dermatológicas, desagradáveis no ponto de vista estético, levando a uma desarmonia corporal. Afetam pessoas de ambos os sexos, porém sua freqüência é maior no sexo feminino, sendo uma das principais queixas entre as mulheres. Ocorrem na derme devido a uma desorganização das fibras de colágeno e elastina, por estiramento excessivo da pele. Atualmente uma das opções de tratamento para as estrias é a Galvanopuntura (Microgalvânica), tem sido utilizada na prática clínica como recurso eletroterápico para a melhora da atrofia da pele em estrias. Consiste em um método invasivo, porém superficial, em que o processo de regeneração da estria está baseado no estímulo físico da agulha, associado ao estímulo da corrente, que desencadeia como resposta uma inflamação aguda e um processo de reparação tecidual.

PALAVRAS-CHAVE: Fibras elásticas. Derme. Estrias. Galvanopuntura

INTRODUÇÃO
A pele é um órgão de proteção que possibilita a adaptação do ser humano ao meio ambiente. Compõe-se essencialmente de duas camadas: a Epiderme, (formada por 5 sub-camadas:Basal, Espinhosa, Granulosa, Lúcida e Córnea) e a Derme. A epiderme, barreira entre o meio externo e interno do organismo constituída de epitélio estratificado pavimentoso, queratinizado, formando uma camada contínua protetora que se estende por toda a superfície do corpo, não possui circulação

Relacionados

  • Eletroterapia
    4759 palavras | 20 páginas
  • eletroacupuntura nas estrias
    4797 palavras | 20 páginas
  • Sara
    5726 palavras | 23 páginas
  • estetica
    24789 palavras | 100 páginas