O USO DO COMPUTADOR NA PRODUÇÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL

5495 palavras 22 páginas
O USO DO COMPUTADOR NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO
DEFICIENTE INTELECTUAL
Maria Lucidalva Mota de Oliveira1
Rua Marcelo Reis, 796. Édson Queiroz. CEP.: 60835-040. (85) 3278 4797 – 8820 8045 mdalvamo@gmail.com RESUMO
Esta pesquisa foi realizada com quatro alunos com deficiência intelectual moderada. Os alunos selecionados foram divididos em duas duplas, que realizaram atividades de escrita no computador. Os sujeitos investigados fizeram testes de escrita antes do início da pesquisa, a fim de investigar se estavam no nível alfabético da linguagem, fator decisivo para a pesquisa, visto que os sujeitos investigados teriam que produzir um texto e, portanto, deveriam saber escrever.
As intervenções pedagógicas foram realizadas ao longo de quatorze sessões, onde, em cada sessão, foi atendida uma dupla por vez, com atividades direcionadas para a escrita no computador. Cada dupla teve um total de sete encontros com a pesquisadora. Durante a escrita dos textos, a pesquisadora gravou todos os diálogos ocorridos entre os integrantes das duplas, a fim de que, ao final da elaboração das produções textuais, fossem registradas, também, as etapas dos processos de escrita dos mesmos.
Os resultados obtidos evidenciaram as razões ressaltadas pelas duplas para escreverem no computador
“não borra”, “não precisa apagar”, “é bom pra escrita”, “o teclado ajuda a escrever as letras”, “a letra fica mais bonita” e quando indagados pela pesquisadora se preferiam elaborar textos escritos no computador sozinhos ou em dupla, a resposta veio prontamente “em dupla é melhor. Um ajuda o outro”.
Palavras-chave: deficiência intelectual– mediação – computador – escrita
ABSTRACT
This research was carried through with four pupils with moderate mental deficiency. The selected pupils had been divided in two pairs, that had carried through activities of writing in the computer. The investigated citizens had made tests of writing before the beginning of the research, in order investigating
if

Relacionados

  • tese eromi tae
    56221 palavras | 225 páginas
  • educação inclusiva
    163987 palavras | 656 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas
  • analise estruturada de software
    202443 palavras | 810 páginas