O uso do balão de contrapulsação da aorta: proposta de um plano assistencial

3562 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO

O Balão Intra-Aórtico (BIA), é um dispositivo de assistência circulatória mecânica, em série de contrapulsação, capaz de reduzir a pós carga e a pressão diastólica final do ventrículo esquerdo, aumentando a perfusão coronária devido, o aumento da pressão diastólica na aorta. Como resultado ocorre melhora do débito cardíaco (FEREZ, 2004)

Segundo Benício et al (1999), o BIA é utilizado com grande freqüência em pacientes que apresentam disfunção ventricular grave após máxima terapêutica medicamentosa. Entretanto, mesmo com o aperfeiçoamento das técnicas de inserção percutânea, o procedimento não está isento de complicações vasculares, infecciosas e neurológicas.

O BIA infla durante a diástole e desinfla antes da sístole cardíaca. Sua localização é na aorta torácica descendente perto da artéria subclávia esquerda, ao inflar ele oclui 80 a 90% da aorta, ou seja, existe um deslocamento de sangue tendo um aumento da perfusão coronária. Essa etapa é durante a diástole.

Ao desinflar ocorre uma redução do trabalho ventricular esquerdo, diminuindo a pós carga, essa etapa é antes do início da sístole. As duas etapas citadas devem ocorrer em sincronismo com o ciclo cardíaco e tem que ser monitorado continuamente por um eletrocardiograma (ECG) e por uma pressão arterial (PA).

Podemos dizer que com a inflação existe um aumento da pressão diastólica aórtica podendo ser observado um segundo pico da mesma, que resulta no aumento da pré carga. (KAHN, 2004)

O BIA faz as suas duas etapas conforme o ciclo cardíaco, se as etapas ocorrerem de maneira correta, terá como efeito primário o aumento do suprimento de oxigênio ao miocárdio. Como efeito secundário ocorrerá, o aumento do débito cardíaco, aumento da pressão arterial de perfusão coronária e sistêmica, a diminuição da freqüência cardíaca, pressão de oclusão da artéria pulmonar e da resistência vascular sistêmica (RVS). (DONELLI, 2002)

Quando existe um infarto agudo do

Relacionados

  • psf e a esf
    48520 palavras | 195 páginas
  • Diretriz Emergencia
    188231 palavras | 753 páginas