O uso de praticas de laboratio no auxilio do ensino de fermentação e respiração

1778 palavras 8 páginas
O uso de praticas de laboratio no auxilio do ensino de fermentação e respiração Ingrid Ávila de Oliveira Sampaio, Ciências biologicas bacharelado

Resumo
Nesse artigo temos o objetivo de apresentar um conjunto de três práticas simples para o uso em laboratórios de ensino médio promovendo interesse e maior compreensão no assunto de fermentação e respiração, promovendo a discussão e o debate entre alunos aprofundando os assuntos dados em aula.
Palavras-chave: Ensino de biologia, Fermentação, respiração celular
Introdução
O ensino de biologia deve ter como objetivo não apenas o ensino do conteúdo ao aluno, mas deve também instigar a curiosidade e o interesse do estudante na matéria como um todo, deve permir que o estudante não seja apenas um ouvinte enquanto na sala de aula bem como dê a ele oportunidades para que ele participe de maneira mais ativa enquanto aprende, promovendo o debate e a discussão dos assuntos dados. Assim o ensino de ciências deve constituir um meio para ampliar a compreensão do estudante sobre a realidade e um instrumento para orientar suas decisões e intervenções no mundo que o cerca. (SARMENTO, ANNA C. et al.)
Entretanto, alguns alunos não conseguem compreender completamente o assunto abordado no livro ou os livros didáticos não apresentam exercícios em grupo ou experimentação, de modo para melhorar o aprendizado do aluno e aumentar seu interesse no assunto abordado, assim aumentando as dúvidas do aluno sem as esclarecer, porém é de se esperar que os alunos tenham um vasto repertorio adquirido pelo estudo acumulado nos anos anteriores, mas algumas dessas ideias não seguem uma linha cientifica exata(AMIR; TAMIR, 1990) o que é ruim para o aprendizado do estudante.
Nesse artigo focaremos principalmente um uma prática focando a observação e a analise da fermentação e respiração, sendo um experimento de simples execução e fácil observação de resultados, podendo ter o assunto aprofundado por meio de perguntas realizadas pelo professor e

pela

Relacionados