O USO DE ORGANIZADORES TEXTUAIS NA COMPOSIÇÃO DO TEXTO ESCRITO

3471 palavras 14 páginas
O USO DE ORGANIZADORES TEXTUAIS NA COMPOSIÇÃO DO TEXTO ESCRITO

Um texto não é uma unidade construída por uma soma de sentenças, mas pelo encadeamento semântico delas, criando, assim, um tecido que possa fazer sentido numa determinada situação de interlocução. Quando escrevemos um texto, procuramos sinalizar para o leitor as relações que estabelecemos entre as idéias. Para isso, usamos vários recursos linguísticos que organizam o que está sendo dito. São os chamados organizadores textuais. Boa parte desses recursos são apresentados, na gramática normativa, como conectivos. É importante destacar, no entanto, que a gramática normativa limita-se a discutir o emprego desses conectivos no interior das frases. No entanto há expressões que cumprem funções de organizar porções maiores do texto, tais como:
a) aquelas que anunciam a posição do autor diante do que está sendo enunciado: “na minha opinião”, “penso que”, “acho que”, “pessoalmente”, “no meu ponto de vista” , “indubitavelmente”, ”realmente”, “com certeza”, “parece-me que”, “provavelmente”, “infelizmente”;
b) aquelas que apresentam o fechamento, a conclusão do texto: “consequentemente”, “por conseguinte”, “assim”, “então”, “desse modo”;
c) aquelas que articulam o texto como um todo (grupos de períodos, parágrafos, partes maiores do texto): “em primeiro lugar (...) em segundo lugar (...) finalmente”, “por um lado (...) por outro lado”
Nossa proposta, aqui, é mostrar, portanto, que a função dos organizadores textuais é mais ampla, uma vez que podem estabelecer relações não só no interior das frases, mas também entre parágrafos. Vejamos o emprego de alguns organizadores em um texto opinativo.

Depois da água, por que não o ar?

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.
Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, as campanhas são

Relacionados