O uso de argilas organofílicas obtidas com tensoativo não-iônico para fluidos de perfuração base organica

Páginas: 21 (5126 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O USO DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS OBTIDAS COM TENSOATIVO NÃO-IÔNICO PARA FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ORGANICA



F. K. A. Sousaa1, G. A. Nevesb2, L. F. A. Camposc, H. C. Ferreirab, A. L. Silvab
aUnidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, UATEC/CDSA/UFCG, Rua Luiz Grande S/N, Bairro Frei Damião, Sumé, PB, 58.540-000
1kegealves@ufcg.edu.br
bUnidade Acadêmica de Engenharia de Materiais,UAEMa/CCT/UFCG
cDepartamento de Engenharia de Materiais, DEMat/CCT/UFPB





RESUMO


Este trabalho tem como objetivo o uso de composições de argilas organofílicas obtidas com tensoativo não-iônico para fluidos de perfuração base orgânica contendo aditivos emulsificantes, salmoura, ativador, redutor de filtrado, adensante e avaliar seu comportamento reológico, filtração eestabilidade elétrica. Foram estudadas por meio do delineamento de mistura, dez composições de argilas organofílicas, sendo o seu desempenho avaliado por meio do comportamento reológico (curvas de fluxo, GI, GF, VA, VP e LE) e dos testes recomendados pelo API (PE, EE e VF). Os resultados foram comparados com o padrão Petrobras e mostraram que dentre as composições desenvolvidas, duas apresentaram composiçõespromissoras que atendiam a maioria das propriedades e utilizam as argilas de qualidade inferior (Bofe e Verde-lodo) em maior quantidade e o mínimo da argila Chocolate UBM, considerada a melhor argila da região das minas de Boa Vista, PB.

Palavras-chave: Fluidos de Perfuração; Reologia; Delineamento de Misturas; Aditivo não-iônico.

INTRODUÇÃO

As argilas organofílicas foramintroduzidas como controladores de reologia em fluidos de perfuração na década de cinqüenta, sendo produzidas a partir da reação de troca catiônica de uma argila hidrofílica com sais de amina ou de amônio quaternário. A argila organofílica pode ser dispersa em meio oleofílico, promovendo propriedades gelificantes ao fluido (4,7). As argilas organofílicas são utilizadas na concentração de 2,0 a 15 lb/bbl(0,0057 a 0,0427 g/mL), dependendo da densidade do fluido formulado.
Dentre o grande número de composições “argilas mais substâncias orgânicas” pesquisadas, os de maior importância industrial são as argilas organofílicas obtidas a partir de argilas bentoníticas sódicas (com alto grau de inchamento em água) e sais quaternários de amônio (15).
Atualmente a Petrobras utiliza argilasorganofílicas importadas na formulação dos fluidos base orgânica, observando-se a necessidade de produtores nacionais de argilas organofílicas para tal aplicação, visando à substituição de produtos importados por produtos nacionais (9).
Até a década de 60, o Brasil importava toda a bentonita utilizada em fluidos de perfuração. Hoje, as jazidas de Boa Vista, PB, tornam o país praticamente auto-suficienteem argilas bentoníticas, sendo responsáveis por 88% de toda a produção de bentonita bruta beneficiada do Brasil (14).
Os fluidos de perfuração consistem em uma fase líquida contínua, tratada quimicamente de forma a adequar suas propriedades às operações de perfuração (2,5,14). Suas propriedades principais são massa específica, viscosidade, homogeneidade, reatividade, filtrado e salinidade. Osfluidos de perfuração em relação ao meio dispersante líquido podem ser de dois tipos: fluidos à base de água e fluidos base orgânica. Os fluidos base orgânica são formados por uma emulsão na qual a fase contínua é um liquido não aquoso e água saturada com NaCl e como fase sólida, argilas organofílicas.
No Município de Boa Vista, PB, as ocorrências de argilas bentoníticas estão localizadasnas minas Bravo, Juá e Lages. Em cada uma das minas, os diversos tipos de argila são caracterizados por cores e propriedades específicas. Nos primeiros anos de exploração, era possível encontrar argilas de tonalidades róseas, creme, vermelha, amarela, cinza, verde-claro, verde-lodo e chocolate (15). Atualmente, muitas das argilas encontram-se esgotadas e outras começando a rarear, a exemplo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fluidos de perfuração a base de água
  • FLUIDOS DE PERFURAÇÃO A BASE DE ACETAL
  • Desenvolvimento de fluidos de perfuração a base de óleos vegetais
  • Uso de fluidos sintéticos na perfuração da camada pré-sal
  • Omposição e propriedades de fluídos de perfuração de base água e de base óleo.
  • Fluidos de perfuração
  • Fluidos de perfuração
  • FLUÍDOS DE PERFURAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!