O uso das mídias na educação

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
[pic]






|






O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO







Professora Mônica Regina Cavallari





SÃO PAULO

2012



O uso das mídias na educação

Com o avanço das tecnologias, a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, torna-se indispensável o uso das mídias na educação contemporânea. Porém, com apopularização desses recursos e a ausência de órgãos fiscalizadores, torna-se inevitável o mau uso desses meios em nossa sociedade.

Internet, jogos eletrônicos, programas de televisão, rádio e cinema, são grandes ferramentas educacionais. Mas será que tudo o que acessamos, jogamos e assistimos, podem ser utilizados na área educativa? E o rádio, sempre foi utilizado nesse segmento?Analisemos então cada uma dessas mídias:

A Internet nos dias atuais é umas das mídias mais utilizadas. Redes sociais, sites esportivos, educativos, de jogos, fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. A respeito desse assunto, Viera (1998), Dowbor (2000) e Demo (2000), alertam para um problema: o fato das pessoas estarem obtendo informações com credibilidade duvidosa.

É de suma importância analisara informação. Cabe ao professor, portanto, direcionar e desenvolver no aluno a capacidade reflexiva, analítica, para que esse excesso de informações duvidosas transforme-se em informações qualitativas.

Outra mídia utilizada na educação são os jogos eletrônicos. Mas será que todos são educativos de fato? Não. Um exemplo são os jogos que estimulam a violência. Com esse tipo de jogo, o sujeitocomeça a ter as mesmas atitudes dos personagens do jogo, trazendo dificuldades para o seu desenvolvimento e socialização.

Percebe-se que em muitos jogos não educativos o foco principal é a competição, e não a habilidade e criatividade. Lara (2004) coloca que a competição pode trazer efeitos negativos se não souber lidar com a mesma de maneira positiva. Acrescenta que nem todos os jogos trazemcompetição, e muitas vezes é o professor que sem se dar conta, enfatiza um vencedor ou um perdedor. Diante de tal objetivo, os jogos escolhidos pelos educadores para serem trabalhados na escola, precisam ser estudados e escolhidos com atenção, no intuito de serem eficientes, de construir e desenvolver a criatividade, fazendo aceitar e respeitar as regras, trabalhando a autoconfiança e concentração,impedindo saírem do foco da educação. Segundo Orso (1999) "a criança precisa ser alguém que joga para que mais tarde, saiba ser alguém que age”.

Os programas de televisão por sua vez, têm um importante papel na vida dos estudantes. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

“As emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto-juvenil,programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.”

Os alunos podem através dos programas educativos, observar a capacidade de seus alunos de obter uma consciência crítica, ou seja, ver o que é a realidade, questionando, buscando não aceitar qualquer interpretação de origem fantasiosa ou ilusória. A possibilidade de desenvolver a consciência crítica nos alunos é real.Através do conteúdo proposto em aula, o educador cria uma rotina que coloca em discussão a atividade, mesmo sendo um jogo lúdico. Questionar o aluno, sobre o porquê, como desenvolver e o que fazer para a resolução. Isso faz com que o aluno possa expor suas opiniões e ideias, fazendo-o pesquisar, encontrando as respostas.

Existem também as novelas que podem nos ajudar a tratar de alguns assuntosque estão presentes em nossa sociedade. Drogas, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência são alguns exemplos. Os autores se inspiram no mundo e nos problemas que enfrentamos. Podemos abordar em aula esses temas para construirmos adultos mais conscientes. Porém novela é uma ficção, e nos apresenta vários lados do ser humano. Devemos prestar atenção e principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso de mídias na educação infantil
  • O uso de mídias em educação
  • Uso das mídias na educação escolar
  • USO DA MIDIA COMO RECURSO ARTISTICO NA EDUCAÇÃO
  • As diversas mídias e o uso destas na educação
  • Caminhos e descaminhos construídos pelo uso das mídias na educação.
  • Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar
  • EDUCAÇÃO E MÍDIA: O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!