O USO DAS LAJES TRELIÇADAS DE ISOPOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

915 palavras 4 páginas
O USO DAS LAJES TRELIÇADAS DE ISOPOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

TEMA
O USO DAS LAJES TRELIÇADAS DE ISOPOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

PROBLEMA
As Lajes Treliçadas de Isopor refere-se à utilização de uma estrutura espacial com vigas e enchimento de isopor, na construção civil. O uso do Isopor vem conquistando no Brasil novas formas de aplicação a cada dia, a versatilidade do material e a facilidade com que se trabalha o produto tornam seu campo de aplicação ilimitado.
No entanto, algumas questões vêm sendo discutidas, acerca do uso de isopor nas lajes treliçadas, entre elas a segurança e as baixas e altas temperaturas, ou seja, quando ela esfria muito no inverno, ela tende a manter o frio, mesmo quando lá fora já está mais quente, e, no verão, durante o dia a casa esquenta e a noite mesmo quando a temperatura cai bastante lá fora, a casa se mantém quente a noite toda, o que caracteriza grandes desvantagens no uso de lajes de isopor.
Como vantagem, podemos destacar a redução significativa do peso próprio da laje acabada, consequentemente, diminuindo as reações nos apoios das vigas, das vigas para os pilares e dos pilares até as fundações, economizando assim, aço, concreto, fôrmas e custos operacionais em toda a estrutura e na montagem da laje.

OBJETIVO GERAL
Analisar as vantagens e desvantagens do uso das lajes treliçadas de isopor na construção civil. Dentro desta temática, o presente trabalho pretende refletir acerca da redução do custo de material e mão-de-obra; a segurança deste novo padrão construtivo e o comportamento das lajes de isopor nas baixas e altas temperaturas, discutindo as perspectivas futuras deste procedimento na Engenharia Civil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar que uso das lajes de isopor na engenharia civil reduz o custo da obra, facilita a execução e aumenta a produtividade;
Discutir a respeito da segurança das lajes de isopor no caso de baixas e elevadas

Relacionados