O uso da sílica ativa na fabricação de blocos de micro concreto

Páginas: 23 (5726 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
O USO DA SÍLICA ATIVA NA FABRICAÇÃO
DE BLOCOS DE MICRO CONCRETO



Hilton Manoel Couceiros de Matos(
Prof. Dr. Adriano Silva Fortes((




RESUMO:


O presente trabalho relata os ensaios realizados com blocos de micro concreto adicionados à sua dosagem um percentual da sílicaativa, baseado na proporção da quantidade de cimento para a análise de resistência a compressão no processo de cura, descrevendo a experiência do sétimo e do vigésimo oitavo dia de idade da peça. Foram designados quatro traços distintos, sendo duas dosagens para fabricação de blocos de concreto porosos (de superfície rugosa) e as outras amostras dosadas para a produção de blocos lisos. O experimentofoi realizado no laboratório do I.F.BAHIA em uma pequena escala, com um lote de quarenta unidades, selecionando três para cada categoria. Buscando um aprimoramento, este artigo relata o comportamento dos blocos de micro concreto à inserção de sílica ativa no traço já existente, na intenção de comprovar a possível melhora no que se diz respeito à resistência de blocos confeccionados com o uso dasílica, e analisar a viabilidade do uso dessa substância na composição da dosagem na produção de blocos pré-moldados de micro concreto.






Palavras-chaves: Sílica ativa, bloco de micro concreto, resistência à compressão.










1. INTRODUÇÃO


Habitação no seu sentido mais geral é sinônimo de abrigo. Desde os primórdios da civilização o homem teve necessidade de se abrigar eos povos primitivos utilizavam como habitação, os espaços naturais. Este abrigo se tornou cada vez mais elaborado, e, no entanto continuava primordialmente com a sua função básica, isto é, constituia-se em um espaço que protege o homem dos intrusos e das intempéries.
Evidentemente, os primeiros materiais de construção utilizados foram aqueles ofertados pela natureza, como pedra, palha, galhos etroncos de árvores e, sem dúvida, a terra. Com esses materiais o homem foi capaz de produzir belíssimas obras de engenharia. Com o surgimento dos materiais de construção industrializados, pouco a pouco se foi perdendo, principalmente nos paises ocidentais, as tecnologias que faziam bom uso dos materiais tradicionais. Assim, eles foram dando lugar aos materiais modernos, um dos quais o concreto que,com suas inúmeras vantagens é de longe o material industrial mais consumido pelo homem. Historicamente só em 1818, estabelecia se na França as primeiras propriedades do concreto simples, quais sejam cura e resistência à compressão. Os precursores dos blocos de concreto que conhecem hoje talvez sejam os que J. Bresser produziu na Virgínia/USA em 1904. No Brasil há indícios da utilização de blocosde concreto para vedação pela primeira vez na década de 40. Em 1968 foi fundada a “Reago”, primeira indústria de blocos de concreto. A primeira norma específica de blocos de concreto foi na data de 1982, a NBR 7173, que normatiza os blocos de concreto para vedação.
A tentativa de mecanizar um processo de moldar vários blocos com as mesmas dimensões, mesmo que manualmente, ganhava corpo. Odesafio era - e ainda é - combinar as duas energias responsáveis pela excelência dos blocos pré-moldados de hoje. As energias de vibração e compactação da mistura precisam atuar devidamente ajustadas e adensadas. Só assim se consegue resistência, homogeneidade, aparência e economia.
Atualmente fabricam-se blocos por processos totalmente mecanizados e automatizados. De atividade tipicamente manual deconstrução civil.
A palavra cimento é derivada do latim caementum, que os romanos denominavam a mistura de cal com terra pozolana (cinza vulcânicas das ilhas gregas de Santorim e da região de Pozzuoli, próximo a Nápoles), resultando em uma massa aglomerante utilizada em obras de alvenaria, pontes e aquedutos.
Conforme Silva (1991), “Um concreto ideal seria resistente, durável e econômico. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Micro-sílica ou Sílica Ativa
  • sílica ativa
  • FABRICAÇÃO DE BLOCO DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE TIJOLO CERÂMICO
  • Silica ativa
  • Silica ativa
  • Sílica ativa
  • micro-silica
  • Sílica Ativa (Resumo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!