O uso da cor e a sua influência em ambientes de varejo

Páginas: 9 (2183 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O uso da cor e a sua influência em ambientes de varejo

Resumo
Este artigo é resultado de uma leitura de teóricos que abordam a utilização e a aplicação da cor em interiores com o objetivo de destacar os aspectos psicológicos e sensoriais das cores para o seu uso em ambientes de varejo.
Palavras-chave: Cor. Varejo. Interiores.

1 Introdução

Segundo ARAÚJO, M. Q. F, a cor durante muitotempo foi considerada como um excesso ou adereço desnecessário na nossa cultura arquitetônica. Este posicionamento foi imposto por movimentos tais como o modernismo e o purismo.
A ruptura com a cor na arquitetura acontece basicamente em virtude dos conceitos de forma e volumes precederem a sua utilização no desenvolvimento dos projetos de edificações, e conseqüentemente de interiores. Podemosobservar esse reflexo no projeto de varejo, onde a insegurança na utilização das cores, muitas vezes em função da falta de conhecimento de sua importância, prejudica o resultado final dos ambientes.
Atualmente, passamos a observar uma constante busca da retomada de nossa cultura e cores, tão presentes em nossa paisagem natural e na arquitetura vernacular. As empresas no Brasil, como a Havaianas,por exemplo, vêm investindo muito na reformulação de sua marca e conceito ligando seu produto a questões de ecologia e nacionalismo, é o que nos mostra o projeto do arquiteto Isay Weinfeld na elaboração da loja conceito da marca em São Paulo. Essa valorização permeia desde os produtos, até o ambiente, objetos de estudo desse artigo.
Dentro dos ambientes de varejo podemos explorar vários exemplosde aplicação de cores, despertando sentimentos, anseios e necessidades latentes no consumidor.


Figura 1: Livraria da Vila, São Paulo, SP. Projeto Isay Wainfeld. Fonte: www.arcoweb.com.br

No caso da figura 1, podemos observar que o arquiteto Isay Weinfeld no projeto arquitetônico da Livraria da Vila na cidade de São Paulo, explorou a cor amarela destacando o volume da escada de forma aidentificá-la como uma escultura, mas também expressando os aspectos simbólicos desta cor que significa segundo Frank H. Mahnke (1996), sabedoria, energia e estímulo, aspectos importantes a serem sentidos no interior de uma livraria, cujo objetivo principal é instigar a busca pelo saber, através do consumo.

2 Efeitos das cores

Quando falamos do produto final e de embalagens em geral, pensamosem cores que traduzem a essência e a finalidade do produto, como por exemplo, a água mineral, azul, derivados de tomate, com o uso predominante do vermelho. Podemos traduzir essas aplicações no projeto de design com base em um imaginário coletivo que também acontece quando aplicado em interiores.
De acordo com Patricia S. C. Mondanez (2007), o conhecimento sobre a influência das cores nadecisão de compra, apesar de ter registrado um significativo avanço nos últimos anos com a realização de investigações dessa natureza, ainda carece de um entendimento mais aprofundado acerca das experiências sensoriais no comércio de venda direta. A função da escolha das cores no Design de Interiores é contribuir para a transmissão das idéias e despertar os desejos de compra do consumidor, contribuindopositivamente para a comunicação da marca. Um exemplo é na ambientação dos locais de varejo, atribuindo os conceitos dos produtos aos interiores das lojas, reforçando aquele espaço como específico de uma marca.
Segundo Frank H. Mahnke (1996), todo estímulo que recebemos do mundo externo está conectado com o mundo interior, a psique. Ao mesmo tempo, entendemos que a cor não depende apenas de umestímulo interno, ela, também, é originada da imaginação em nosso interior. A impressão da cor não é apenas um mecanismo da visão, ela é uma sensação ou sentimento que, simultaneamente, ativa nosso pensamento e nosso mecanismo cognitivo.
O resultado dessas sensações determinará a visão do consumidor sobre o ambiente de varejo. Segundo Josef Albers (ALBERS, 2009, p.7), “a visualidade depende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso da cor no ambiente de trabalho
  • A influência ergonômica da cor no ambiente educacional: uma revisão
  • A cor no ambiente
  • o uso da cor em quarto infantil
  • a cor dos ambientes comerciais
  • Macro ambiente
  • Influência da cor do prato na percepção do sabor
  • uso da sexualidade e influencia da cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!