o uso da cor em quarto infantil

Páginas: 40 (9810 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

A cor pode transformar, animar e modificar totalmente um ambiente e trazer reações adversas nas pessoas, e atualmente é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de materiais, tecidos e tintas. Muitas pessoas não sabem o poder que as cores têm. Uma quantidade exagerada de cores, padrões e desenhos podem, por exemplo, criar desarmonia no ambiente, e este refletir noestado interior e nas atitudes do ser humano.

O uso que se faz da linguagem demonstra o quão profundamente a cor faz parte da vida cotidiana, quando se diz, sem pensar, expressões como: “amarelo de covardia”, “verde de inveja”, “azul de raiva”, etc. O mero entendimento da psicologia da cor e do seu significado mais profundo a cor pode trazer paz, harmonia e alegria, e até mesmo alterar a vida,proporcionando uma perspectiva diferente de olhar a vida.

O planeta está passando por uma grande transformação, se comparado a cem anos atrás, pode-se notar o quanto a tecnologia avançou, trazendo consigo, entretanto, um desequilíbrio para a humanidade. A tecnologia acelerou tanto a vida que é como se o ser humano estivesse sempre correndo atrás dele mesmo, sempre com muitos afazeres. Aonde querque se vá atualmente, ouvem-se as pessoas dizendo que estão sofrendo de stress, que não dão conta do seu ritmo e até que “Não tenho tempo nem para respirar”... A sabedoria das cores foi transmitida através dos tempos, as descobertas levaram a compreender que o uso de uma ou mais cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar,reduzir o stress e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia.

Cor é um elemento que faz parte da memória do ser humano, que tem influência sobre a sensibilidade e o comportamento do homem. O resultado disso é que ela permite desenvolver sentimentos, pensamentos, fantasias e representações, muitas vezes associados à experiências vividas. O uso das cores tem uma ligação direta nodesenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por essefato, os pais devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação dos filhos. No momento de decorar o quarto das crianças, prestar atenção na escolha das cores que vão predominar no ambiente e à forma de distribuir com equilíbrio detalhes e peças coloridas, é um passo fundamental para agradar a meninada e proporcionar-lhes satisfação e energia.

Uma tendência mundialdemonstra que os profissionais de todas as áreas, inclusive de arquitetura, passam a considerar em seus projetos esta nova tendência em estudo de cores pensando no bem estar do que vão habitar o local projetado, no caso em questão, quarto de crianças com idade entre 0 e 5 anos.

Estudos apontam para uma nova diretriz conceitual de projeto, segundo uma lógica de ampliação do conceito defuncionalidade visando um ambiente de dormir mais humano, que cumpra a sua missão de uma forma mais completa. A presente pesquisa partiu da hipótese de que tanto a qualidade técnico/funcional quanto psicossocial do ambiente podem ser alcançadas na medida em que se incorpore a valorização do aspecto humano no processo de elaboração deste espaço. Supõe-se que o bem estar do usuário seja tão importantequanto o bem estar físico ambiental. Com base nesta idéia busca-se uma reflexão acerca do tema, a partir de um conceitual teórico interdisciplinar e a observação empírica de um ambiente construído.

Este estudo buscou teorias de vários autores, como: Marie Louise Lacy, Miriam Gurgel, Modesto Farina, J. W. Goethe e outros, sobre a influência e o melhor uso da cor em ambientes de interiores, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso da cor no ambiente de trabalho
  • A cor nas marcas de confecção infantil
  • O uso da cor e a sua influência em ambientes de varejo
  • Uso da mão de obra infantil
  • O uso de Fantoches na psicoterapia infantil
  • O uso de mídias na educação infantil
  • Uso da literatura na educação infantil
  • O uso do desenho no desenvolvimento infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!