O uso da administração estratégica na captação de novos agregados na coopercarga

8245 palavras 33 páginas
1 - Introdução

O setor produtivo tem o transporte como sua veia de escoamento de distribuição de mercadorias, ainda mais se tratando de um país como o Brasil, que tem dimensões continentais.

Diante dessa realidade, empresas de transporte rodoviário de cargas poderão reestruturar ou criar um departamento de agregados buscando adquirir novos parceiros de negócios. O planejamento para alcançar esses objetivos será por meio de conceitos da administração estratégica.

Serra (2004) sugere que “para alcançar o sucesso as organizações precisam ser capazes de otimizar recursos e atividades, assim como criar um modelo competitivo que as permita superar os rivais”.

Seguindo o pensamento desse autor, as empresas buscam se estruturar da melhor maneira possível, buscando sempre maximizar lucros e minimizar custos. Captando novos agregados a empresa deixar de investir em ativos fixos e recursos humanos e fecha parcerias com pequenas empresas ou transportadores autônomos, que, por sua vez, passam a ter que investir no equipamento para poder trabalhar.

Por outro lado, a empresa tem que se preparar estrategicamente e se cuidar para que seus novos parceiros não entrem em seus clientes a ponto de abalar a parceria, prática infelizmente usual nos dias de hoje no segmento de transporte.

Por fim, este trabalho deverá contribuir com conhecimentos sobre a formulação de uma estratégia para a captação de novos agregados e como administrar tal situação.

2 – Objetivos

O objetivo geral dessa monografia é propor elementos para a melhor estratégia para captação de novos agregados para empresas de transporte rodoviário de carga por meio dos seguintes questionamentos:

Como formular uma estratégia visando captar novos agregados (parceiros de negócios)?

Como administrar esses novos parceiros de negócios?

3 - Referencial Teórico

3.1 – O que é estratégia

A

Relacionados

  • TCC MARKETING
    14196 palavras | 57 páginas
  • Analise de balanco
    19851 palavras | 80 páginas
  • Finanças
    35594 palavras | 143 páginas
  • Estudante
    32341 palavras | 130 páginas