O uso constante de crack no Brasil

Páginas: 8 (1941 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Introdução
Observa-se nos dias atuais um crescente aumento no número de usuários de crack em todo o Brasil, problema gravíssimo quase irreversível por estar destruindo cada vez mais não só a vida de jovens usuários brasileiros que por influência de amigos decidem experimentar e a partir daí tonam-se dependentes do mesmo, como também a vida de seus familiares.
Crack é uma droga, geralmentefumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um subproduto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem. É mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra
Pelafacilidade como é encontrado e por ser acessível às pessoas de baixo poder aquisitivo, faz dele a substância mais procurada entre as demais drogas. Possui formato de pedra e custa menos do que a cocaína em pó. É uma droga que causa dependência e danos físicos rapidamente e que apesar dos indícios do uso entre pessoas da classe média, afeta mais diretamente populações mais vulneráveis (SISsaúde –MS. Maio, 2010).
No início da década de 90 o crack chega ao Brasil, tendo como porta de entrada o estado de São Paulo. Por ser uma droga de custo mais baixo passou a ser usada por marginais, mendigos e meninos de rua. Em São Paulo os traficantes impuseram o consumo do crack como única alternativa àqueles que buscavam maconha ou a cocaína em pó. Os traficantes, seguros dos efeitos da droga que é decurta duração e vicia mais rapidamente, sabiam que teriam um “freguês” pelo resto da vida, que traria lucro em curtíssimo prazo (MJ, Portal Brasil, 2011).
Hoje, a droga está presente nos principais centros urbanos do País e deixou de ser usada apenas por pessoas de baixa renda, fazendo parte do cotidiano de várias classes sociais. Com sua difusão nota-se que tem aumentado cada vez mais a suautilização, sendo um caso de saúde pública, pois além de causar a dependência trazendo danos físicos e mentais, essa substancia ajuda na exclusão social.
Portanto, é de notável compreensão que este é um grande problema social pelo efeito devastador que produz,está presente em todas as regiões brasileiras, até mesmo nos grandes centros urbanos, e é uma questão que deve ser resolvida por toda asociedade.

Desenvolvimento
A relação entre indivíduo, sociedade e o fenômeno das drogas “principalmente crack”, têm perpassado toda a existência da humanidade. É cada vez maior o número de usuários do crack em nossa sociedade, problema comum a famílias de todas as classes sociais, pois o acesso a este entorpecente torna-se fácil à medida que o mesmo vai se popularizando por ser uma droga de baixopoder aquisitivo no contexto das drogas mais consumidas atualmente.
Em cada cultura existem formas diferentes de controle do uso de drogas e a depender do contexto, este uso pode ser requisitado, tolerado ou vetado. Sabemos que o governo não produz uma intervenção eficaz para o combate ao uso das drogas e que por isso o uso do crack está cada vez mais se espalhando pelas cidades de uma formapreocupante, porém não é um caso somente para o governo e polícias resolverem mais sim para toda a população, partindo principalmente do contexto familiar.
O consumo do crack pode causar impactos profundos nas relações sociais e familiares do usuário. Quando o uso da droga se torna frequente, a pessoa deixa de sentir prazer em outros aspectos da vida, como o convívio com parentes e amigos. Toda adinâmica familiar e social é afetada por esse comportamento, fragilizando os relacionamentos. Segundo a psicoterapeuta familiar Eroy Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o uso abusivo do crack está associado ao isolamento, perda ou afastamento do trabalho, estreitamento do repertório social e problemas familiares como separações conjugais, deterioração da convivência e isolamento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As proporções do uso do crack no brasil
  • O uso do crack no brasil
  • Analisando o uso do crack no Brasil
  • O uso do crack no brasil
  • O uso do crack no brasil, um problema social.
  • O uso do crack
  • Uso do crack
  • O uso do crack

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!