O urbanismo organico: Patrick Gredds

366 palavras 2 páginas
Urbanismo orgânico.
O primeiro grande teórico do urbanismo orgânico no Reino Unido foi Patrick Geddes, biólogo escocês autor de dois livros clássicos: City Development (1904; Desenvolvimento urbano) e Cities in Evolution (1915; Cidades em evolução). A principal contribuição de Geddes, para quem a cidade funciona como um organismo vivo, foi a ênfase na necessidade de se efetuarem estudos e pesquisas antes da elaboração do plano urbanístico. A maioria dos manuais de urbanismo adotou praticamente na íntegra o roteiro de pesquisa que sugeriu.
Patrick Geddes (1854-1932) era um biólogo francês que estudava as transformações das comunidades humanas, através de seu ponto de vista evolucionista. Interessou-se pelo urbanismo, pois afirmava que esta área necessitava de uma pesquisa global prévia. Devemos a ele a criação dos termos conurbação, megalópole, eras paleotécnica e neotécnica.
Teve influência sobre o planejamento urbano quando se realizaram as primeiras gardens-cities. Pretendia melhorar a condição de vida nas cidades e melhorar a educação e higiene para a população, além de se preocupar com o bem-estar físico e mental desta. Acreditava que a arte e a ciência poderiam ajudar a melhorar o planejamento urbano. O essencial para um bom planejamento segundo Geddes era o estudo preliminar feito da região. Ele era ligado ao passado, dizendo que este era também necessário e importante para o planejamento desta, assim como entender a população que ali residiam. Criou itens para que estes fossem analisados e pesquisados antes de começar a planejar uma região, que para ele cada lugar teria o seu planejamento específico de acordo com a pesquisa realizada no início.

Radburn, uma comunidade planejada, foi iniciado em 1929 pela Prefeitura Housing Corporation dos planos desenvolvidos por Clarence Stein e Henry Wright. O conceito da "nova cidade" cresceu a partir das comunidades mais antigas planejadas na Europa e no trabalho de Ebenezer Howard e Patrick Geddes. A intenção

Relacionados