o trste fim de policarpo quaresma

967 palavras 4 páginas
O que me levou a escolher esse livro foi a minha paixão por histórias de amor, mas histórias de amor com finais reais, e não o famoso “foram felizes para sempre”. E assim que eu li a sinopse desse livro, percebi que era esse tipo de amor que nele se trataria. Além de ser um romance que fez parte de um momento histórico do meu país.

Alguns dados biográficos

Josué Marques Guimarães foi jornalista e escritor. Nasceu na cidade de São Jerônimo, Rio Grande do Sul, em 1921. Viveu e trabalhou em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Lisboa, sempre escrevendo para jornias e revistas. Foi ligado a movimento politicos humanistas de esquerda. Trabalhou para o PTB, com o presidente João Goulart, e por isso foi perseguido pela ditadura Militar instalada em 1964. Começou a escrever literatura apenas com 49 anos. Um homem de opinião que faleceu em 1968 em Porto Alegre, com a sensação de dever cumprido para com a mensagem de arbitrariedades para com a humanidade.

Literatura Brasileira:

Resumo:

O livro conta a história de amor entre Manoela e Giuseppie Garibaldi, um italiano revolucionário, que no auge da revolução Farroupilha lutava muito mais pelo amor de Manoela do que para se tornar um nome histórico no Brasil, num momento onde o desejo de que o Rio Grande do Sul fosse uma República independente os corações apaixonados dos dois desejava muito mais.

E foi nesse clima de guerra que o amor dos dois se fortalece, pois apesar de Garibaldi ser o braço direito do comandante da revolução e Manoela ser a sobrinha adorada de Bento Gonçalves, ele não aceitava aquela união, pois a qualquer momento a sobrinha poderia ser viuva solitária e infeliz, de um homem que tinha como ideal Revolucionar por onde passasse.

E mesmo sendo correspondido é levadoa por Maria Manoela, mãe da moça Manoela, a pedido de Bento a crer que Manoela se casará com Joaquim, filho de Bento Gongalves.

Garibaldi teve então atitude de homem que espera Bento, afastou-se de Manoela, mas não abandonou em

Relacionados