O triunfo do liberalismo em Portugal

Páginas: 2 (284 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015

O triunfo do liberalismo em Portugal

O desmantelamento do Antigo Regime
O novo regime liberal realizou profundas transformações visitando desmantelar as estruturas do Antigo Regime.
Amonarquia constitucional aboliu muitos privilégios. Neste campo, as medidas mais revolucionárias deveram-se a Mouzinho da Silveira, ministro de D.Pedro IV. Entre muitas outras iniciativas,extinguiu a maior parte dos morgadios, aboliu a dízima e os impostos de tipo senhorial, protegeu o pequeno comércio e a pequena indústria e proibiu alguns monopólios.

Mouzinho da SilveiraPrincipal beneficiária: a burguesia
Quem beneficiou com todas estas medidas foi a burguesia. Até aí afastada do poder politico, passou a poder ascender aos mais altos cargos daadministração pública, do Exército e do Governo.
Por sua vez, a liberalização da economia favoreceu-a, pois facilitava o comércio e as possibilidades de enriquecimento. A burguesia também foibeneficiada com a nacionalização dos bens religiosos, pôde adquirir a preços muito baixos as propriedades confiscadas, o que permitiu a formação um novo conjunto de grandes proprietários – os barões doliberalismo.


A instabilidade política
O regime literal teve, porém, de enfrentar sérios problemas políticos nos primeiros tempos da sua implantação. Além da oposição dos vencidos (osdefensores da absolutismo), depressa surgiram divisões e lutas entres os próprios vencedores, o que tornou muito mais difícil o reinado de D. Maria II.
No interior do movimento liberal havia duascorrentes políticas opostas: uma mais conservadora (os cartistas), favorável à Carta Constitucional de 1826, que estava em vigor; e outra mais ‘’à esquerda’’, defensora da Constituição de 1822(os vintistas). Essas divisões estendiam-se também ao Exército, sendo, afinal, os chefes militares quem, em ultima instância, tudo decidia. Criou-se, assim, um clima de instabilidade política....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • liberalismo em portugal
  • A implantação do liberalismo em Portugal
  • Implantação do liberalismo político em portugal
  • A Implanta O Do Liberalismo Em Portugal
  • O liberalismo clássico e o triunfo do capitalismo industrial
  • Fichamento
  • Vagas revolucionárias e liberais,implantação do liberalismo em portugal
  • A Implantação do Liberalismo em Portugal. Maria da Fonte e Patuleia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!