O Triste fim de policarpo quaresmo

1917 palavras 8 páginas
Introdução 03
Enredo 04
Análise das personagens 05
Tempo 06
Espaço rural ou urbano 06
Narração 07
Clímax da obra 07
Retrato da sociedade 07
Verossimilhança 07
Crítica social 07
Associação com as ideias pré-modernistas 08
Conclusão 09
Bibliografia 10 INTRODUÇÃO

A obra Canaã pertence à fase pré-modernista brasileira, uma nova fase do romance brasileiro com a fusão entre o realismo e o simbolismo que apresenta a nacionalização, o regionalismo e a preocupação com a realidade brasileira. Reflete situação histórica nova ou até então não considerada, a imigração alemã no Espírito Santo, o que lhe confere a inovação apresentada pelo pré-modernismo.
Publicada em 1902, Canaã é o resultado das observações de uma colônia de imigrantes alemães no Espírito Santo. É um romance de tese que gira em torno de dois alemães que discutem sobre o futuro do país. Enquanto Milkau confia nos destinos do Brasil; Lentz que é prussiano defende a superioridade germânica a partir da substituição de mestiços por europeus, uma vez que considera os primeiros como sendo fracos e indolentes.

.

1. ENREDO: Milkau é um alemão que cansado da falta de amor, falta de humanidade e caridade entre os homens de sua terra. Começa idealizar uma terra perfeita, onde pudesse viver entre pessoas realmente humanas sem hipocrisias, sem individualidades. Apaixona-se por uma mulher, mas ela morre. Morre também seus pais, então ele se vê fora daquele mundo e incapaz de viver naquela sociedade individualista e corrompida a sua volta; pensa que a saída fosse o suicídio, mas percebe que isso seria também um ato individualista e, mesmo egoísta. Em busca da Canaã de seus sonhos abandona sua pátria, abandona seu emprego como crítico literário e vem para o brasil. Quando Chega ao Rio Doce pensa ter encontrado sua terra prometida. Ali tinha tudo que buscava a natureza ainda não contaminada, as pessoas não corrompidas vivendo em harmonia com a natureza e com crenças

Relacionados

  • Triste fim de policarpo quaresmo
    571 palavras | 3 páginas