O trbalho do pedagogo no espaço educativo

Páginas: 7 (1582 palavras) Publicado: 19 de maio de 2011
[pic]

a) Qual deve ser a postura do professor diante da turma, durante a chamada e registro de freqüência dos alunos?

O momento da chamada é muito importante, para isso se faz necessário criar estratégias para que o professor possa atingir os objetivos propostos.

b) Qual deve ser a postura do professor em relação ao nome do aluno?

Se algo ocorre e o professor se omite ouaté mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário por causa de algum nome de um aluno, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo.
Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação dediferentes papéis em um conflito;

c) Qual deve ser a postura do pedagogo em relação ao professor?

O pedagogo é aquele que ensina que sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades doeducando. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola.
É fundamental aprender a acompanhar a prática do professor, ajudando-o em suas dificuldades, assessorando-o na efetivação da qualidade do ensino para todos, reconhecendo e valorizando todo o seu esforço, preocupando-se,sobretudo, com a integração da escola na comunidade.

d) Qual deve ser o papel do pedagogo em relação ao aluno individualmente e com relação aos demais alunos da turma?

A função do pedagogo-orientador é de assistir o aluno e toda a equipe que está envolvida no processo ensino-aprendizagem, propondo alternativas que visem à redução da evasão escolar e o acesso de todos à escola, tornando-aigualitária e democrática.
Para que o pedagogo-orientador desempenhe sua função com diligência é necessário além da formação, que ele tenha condições adequadas de trabalho. Isso significa dizer que é preciso observar o número de alunos que o pedagogo pode atender sem comprometer a qualidade do processo.
Não há uma ação única que venha proporcionar melhoras no processo ensino-aprendizagem, mas, todas asfunções didáticas são interdependentes, pois buscam um alvo comum: o sucesso do educando.

e) De que forma a disciplina de educação e diversidade pode contribuir nessa analise e tomada de decisão?
A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca a todos nós, educadores, o grande desafio de estarmos atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e de buscar o domínio de umsaber crítico que permita interpretá-las.
Nessa proposta educacional será preciso rever o saber escolar e também investir na formação do educador, possibilitando-lhe uma formação teórica diferenciada da eurocêntrica. O currículo mono cultural até hoje divulgado deverá ser revisado e a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas. E a escola terá o dever de dialogar com taisculturas e reconhecer o pluralismo cultural brasileiro.
Trabalhar igualmente essas diferenças não é fácil. Pensar numa escola que integra questões étnico-raciais significa progredir para eliminar as desigualdades sociais, raciais, no direto de ser diferente, buscando uma educação mais democrática. Embora sabemos que seja quase impossível uma escola igual para todos, devemos acreditar que seja possível aconstrução de uma escola que reconheça as diferenças entre os alunos.
f) De que forma a disciplina de Comunicação e linguagem pode contribuir nessa analise e tomada de decisão?

Na sala de aula, o professor comunica-se com seus alunos.
Ele recebe diplomação para lecionar, ministrar conteúdos, mas, em muitos casos, é deficiente na comunicação.
Tendo entrado na sala de aula, deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o espaço do pedagogo nos espaços educativos
  • Trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • Trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!