O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 7 de julho de 2014

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sido centro de muitos debates e discussões que envolvem uma complexidade de questões. Os posicionamentos são antagônicos e geram muitapolêmica quanto a sua existência, sua validade científica , sua forma de tratamento e a dificuldade do estabelecimento de seu diagnóstico. Houve, dessa maneira, um aumento crescente da produção científicarefrente a esse tema. A mídia também se apropriou do TDAH, levando para as pessoas informações das mais diversas possíveis, que quando comparadas , pode-se ver as contradições existentes.Uma dascríticas mais fortes ao diagnóstico e tratamento do TDAH é relacionado à medicalização da vida , bem como do comportamento infantil, onde se produz patologia tanto no âmbito familiar quanto no escolar. Aindústria farmacêutica, constrói aos poucos crianças estigmatizadas e rotuladas, presas num diagnóstico para o resto de suas vidas. O trabalho psicodiagnóstico realizado deve contemplar umamultiplicidade de fatores que estão em jogo, demandando um olhar complexo. Por esse motivo, a avaliação psicológica e o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) demanda doprofissional experiência clínica, um bom conhecimento teórico e, sem dúvida, muita reflexão (Graeff;Vaz, 2008,p.341). De acordo com Graeff e Vaz (2008):
A avaliação cuidadosa de uma criança com suspeita deTDAH é necessária frente à popularização das informações, nem sempre claras para a população em geral, e, principalmente, no meio pedagógico. O desconhecimento ou pouco conhecimento sobre a patologiagera dificuldades, uma vez que crianças, adolescentes e pessoas adultas podem receber, equivocadamente, o rótulo de TDAH, assim como muitos indivíduos com essa patologia podem passar despercebidos eficar sem tratamento.
É preciso estarmos atentos para o contexto em que o TDAH está angariando espaço. Vivemos num mundo marcado pela tecnologia, por fortes estímulos de todas as partes e à todo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!