O Transporte na Cidade de São Paulo

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
O Transporte na Cidade de São Paulo

O município de São Paulo possui cerca de 10 milhões de habitantes, sendo o núcleo da região metropolitana, que engloba mais 38 municípios, tendo uma população total por volta de 17 milhões de habitantes. Por ser o maior e principal município, todo esse fluxo populacional é diariamente muito intenso: as pessoas estudam, trabalham, circulam e se movimentampor áreas distantes da cidade todos os dias. Para isso, as pessoas usufruem de meios de transportes públicos ou privados, como os ônibus, trens, metrôs, táxis. Porém o foco deste trabalho não são estes meios de transporte, mas sim os transportes públicos coletivos, especificamente os metrôs. A questão é: os trens e metrôs atendem às necessidades da população?

O Metrô


Pelo fato de não havertransportes que dessem conta da ligação entre dois bairros muito afastados, no caso Santana e Jabaquara, foi criada a primeira linha do metrô, chamada de Linha 1 – Azul, foi inaugurada em 1974. Dividia a linha em trechos, cada um deles utilizando as técnicas construtivas apropriadas ao traçado, terreno, características ambientais, etc. Um dos problemas enfrentados foi construir o metrô em locaisque havia muitos prédios, ruas estreitas e monumentos históricos, mas foi resolvido através de uma máquina, que escavava a terra sem que interferisse na superfície. A Avenida Paulista, por volta de 1970, já era a maior avenida de São Paulo e já exercia o papel de centro comercial. Para atender as pessoas que por lá circulavam, foi criado o projeto da Linha 2-Verde. O projeto inicial foi criado em1973, porém foi modificado muitas vezes por causa da mudança de governo, sendo finalizado em 1979.
Quando a Avenida Paulista já era um centro com grande concentração de instituições financeiras, hospitais, escolas, hotéis, consulados, Secretarias de Estado, emissoras de rádio e televisão, teatros e museus, a Linha 2-Verde foi inaugurada, isso em 1990 e aos poucos foram sendo inauguradas maislinhas, que chegam hoje ao total de 8 estações.
O projeto da Linha 3-Vermelha era, inicialmente, construir uma linha de 7Km e totalmente subterrânea. Porém, o resultado foi outro: com uma extensão bem maior e projetada para ser construída na superfície, assim ligava as estações do metrô às via férreas. Este processo do metrô foi muito maior do que uma construção de uma nova linha. Houve um aumentona urbanização da cidade, foram feitas canalizações de córregos, construções de viadutos, de escolas e áreas de lazer, remanejamentos de serviços públicos de esgoto, água, luz e telefone, reurbanização de certas áreas, entre outras coisas.
O Trem

A história dos trens já mais antiga do que a dos metrôs, tanto em São Paulo quanto no Brasil. A primeira ideia de estradas de ferro que surgiu emSão Paulo foi no ano de 1855, quando ainda era uma província, e esta ferrovia ligaria a cidade ao litoral. Após alguns problemas enfrentados, foi inaugurada a primeira ferrovia paulista em 1867. As primeiras ferrovias que apareceram em São Paulo ligavam a cidade às cidades do interior, pois assim expandia a indústria cafeeira. Após analisar muitos dados dos principais distritos de São Paulo, comopopulação, serviços do metrô e trem, e observando o mapa ferroviário na cidade, pude perceber duas coisas fundamentais: a área de atuação do metrô é no centro da cidade e redondezas, enquanto os trens, mesmo tendo maior quantidade de linhas e maior extensão, não têm tanta atuação na área central e sim na periferia da cidade, chegando até a ir para cidades vizinhas, como Osasco, Franco da Rocha eSanto André, por exemplo.
A área central da cidade é a área que tem os distritos com maior renda média mensal, ou seja, o metrô atende a maioria das pessoas que tem boas condições financeiras e isso não beneficia a população, pois pessoas de boa condição social, em geral não usam os metrôs, usam os seus próprios carros. Para alguém que mora na periferia usar o metrô, é mais difícil, pois precisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transporte Coletivo na Cidade de São Paulo
  • Transporte Rodoviário de Cargas na Cidade de São Paulo
  • O ônibus como meio de transporte na cidade de São Paulo
  • O Transporte Público de São Paulo
  • Cidade de São Paulo
  • Fichamento "A Cidade de São Paulo"
  • Desenvolvimento da cidade de São Paulo
  • São paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!