O tragico e a tragicidade em yerma de lorca e medeia de euripedes

6032 palavras 25 páginas
Yerma possui uma estrutura simples, prosaica. A primeira vista pode parecer que não tem muito a ver conosco porém, há uma certa tensão dramática.
Tanto em Yerma e Medeia, há uma dimensão vingativa, um elemento que faz uma espécie de conexão entre as duas dramaticidades. Podemos dizer que textos clássicos como Medeia já vem com um certo peso dramático enquanto num texto moderno como Yerma, por apresentar uma estrutura simplista, parece que deixa o leitor a desejar a primeira leitura. Porém, é preciso ajustar as lentes. Por trás da simplicidade obvia do texto de Yerma há uma força dramática com bastante peso.
Período Histórico de Yerma:
Particularmente na Espanha, é um período de muita efervescência onde muitos artistas espanhóis como Buñel no cinema, Salvador Dali, Picasso terão muita intimidade, muita proximidade com a França, onde eles migram para Paris que vai ser a cidade que vai congregar grandes movimentos de vanguarda em todas as artes. E é claro que o próprio Garcia Lorca Tb vai estar nessa efervescência intelectual espanhola. Paralelo a isso ele tem um trajetória de muita conexão com as questões populares dos povos espanhóis. Ele vem de uma região quente, Andaluzia. Uma região cheia de tradições populares de canto, de festejo, de culto à terra e à natureza. Ele tem sangue Andaluz que vai ter uma conexão com todas as populações de trabalhadores rurais da Espanha, ou seja, os camponeses espanhóis. Esse fato dá uma outra condição à sua dramaturgia. O fato de que ele abre mão de ficar em Paris para percorrer o interior da Espanha com seu teatro popular, teatro dos camponeses atuando nas cidades pequenas do interior do país. Isso também dá uma outra configuração a sua dramaturgia porque ele tem uma conexão direto com esse sangue Andaluz, com essa tradição camponesa Espanhola e principalmente o fato de que ele vai ter uma influencia política muito forte: ele faz um teatro que também é montado pra educar e politizar e um teatro pra avivar a alma espanhola. Mas

Relacionados

  • A necessidade da Arte
    32719 palavras | 131 páginas