O trabalho e o Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as tranformações societárias recentesFichamento da Joana1

391 palavras 2 páginas
Tema : O trabalho e o Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as tranformações societárias recentes

Referência bibliográfica:
O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional! Marilda Villela Iamamoto. - 8. ed. - São
Paulo, Cortez, 2003
ISBN 85-249-0693-6

Ideias importantes: A autora caracteriza serviço social como um tipo de trabalho na sociedade como uma especialização de trabalho. A profissão irá se ter a partir da intervenção do estado na questão social, pois as mudanças vem ocorrendo no mundo do trabalho e na esfera estatal, em suas relações com a sociedade civil, incidem diretamente sobre os rumos do desenvolvimento da nossa profissão na sociedade. A compreensão da questão social é de fundamental importância. A autora irá afirmar que o serviço social tem na sua base de especialização, a questão social, onde esta é expressa pelas inúmeras desigualdades sociais da sociedade capitalista, na qual o trabalho é coletivo, mas os resultados deste são privados. O assistente social irá trabalhar unto as questões nas mais diversas áreas da vida quotidiana. Onde demonstrada a desigualdade desenvolve-se a rebeldia. As empresas passam a terceirizar mão de obra para enxugar o quadro de pessoal, minimizar os direitos trabalhistas e ter profissionais polivalentes.O assistente social por sua vez deixa de ser um trabalhador especializado e passa a ter múltiplas funções. Estes processos irão trazer a tono velhas formas de trabalho.
Podemos hoje vivenciar uma terceira revolução industrial que trás consigo inúmeras transformações sociais. Entre eles o enfraquecimento dos sindicatos e o aumento do desemprego. O Estado também passa por essas mudanças através das políticas de reajuste, aderindo ao discurso do neoliberalismo, sendo este uma das grandes crises surgidas até então. Na qual temos como resultado o aumento do desemprego em massa e as privatizações.
Esta política tem dois pontos principais a de que o

Relacionados