O TRABALHO ORIENTADOR NO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR

5045 palavras 21 páginas
O PAPEL DO ORIENTADOR NO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR

Nívia Rodrigues dos Santos1
Angélica Crispim2

Resumo

Por meio do desenvolvimento desta pesquisa, pretende-se oferecer subsídios teóricos que contribuíam para a reflexão da relevância do papel do orientador educacional na gestão escolar e promover em parceria com o educador o meio pelo qual o ensino em sala de aula seja eficaz. O objetivo geral será analisar a importância do orientador educacional como articulador da gestão escolar considerando-se a atuação do professor em sala de aula. Este estudo possui abordagem qualitativa e utilizou-se como coleta de dados a observação com um grupo de professores, orientador e direção, e a entrevista com cada um dos sujeitos envolvidos. Com a coleta de dados foi possível compreender de que maneira a gestão escolar está sendo conduzida no ambiente escolar por intermédio do orientador educacional.

Palavras-chave: Gestão. Coordenação. Qualidade. Cidadania. Formação.

INTRODUÇÃO

Orientar, articular, incentivar, estimular, propor, apoiar, acompanhar, entre estes muitos verbos estão designado às inúmeras ações do orientador educacional. Partindo dessa concepção de múltiplas competências é que se atribui considerável importância a esse profissional no ambiente escolar. Nesse sentido, o seu trabalho tem relevância em várias instâncias, desde o apoio pedagógico ao aluno perpassando ao atendimento aos pais, mantendo a parceria entre escola e família, além de atuar junto aos professores como auxílio para favorecer o processo de ensino e promover a aprendizagem em sala de aula.
Procurando dar significado a essa questão, busca-se refletir sobre a dimensão do trabalho desse profissional, tendo em vista que a construção de uma melhor qualidade educacional passa pela prática docente.
Por essa razão, a participação do Orientador Educacional como articulador do processo de implementação do Projeto Político Pedagógico na escola, é indispensável, pois, percebe-se

Relacionados