O trabalho na sociedade contemporânea

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
O TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

A sociedade contemporânea em que vivemos precisamente o século XXI é marcada por mudanças. Mudanças de paradigmas, mudanças culturais, sócio-econômicas e de valores, que implicam necessariamente em uma readaptação do indivíduo em seu meio. Por incrível que pareça, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é aprender a usar seu tempo de maneirasensata.
A maneira de se perceber o trabalho mudou muito. Enquanto as sociedades tradicionais percebiam o trabalho como um esforço físico, a sociedade contemporânea percebe o trabalho como uma manifestação de genialidade e criatividade, uma vez que a especialização faz-se cada vez mais dominante e atuante. Karl Marx já defendia esta idéia quando dizia que só mediante a atividade produtiva é quepodemos realizar nosso potencial humano. Por outro lado, por mais que a sociedade evolua, os estereótipos sexuais ainda existem e os homens experienciam o trabalho de maneira diferenciada. O homem ainda se sente o provedor da casa e a mulher, aquela que proporciona à família um ambiente adequado físico e emocionalmente.
Ao mesmo tempo, a cada geração o conceito de trabalho torna-se mais vago,devido ao excesso de informações contrapondo à escassez de formações. A natureza mutável do trabalho e a falta de oportunidades aos jovens têm deixando-os confusos quanto à carreira que pretendem seguir. Enquanto as crianças das sociedades tradicionais já eram educadas para a execução de um ofício, os jovens contemporâneos se perdem ante as alternativas.
Este é um tema que domina a reflexão atual,quando se fala de situações estruturais como desemprego, subemprego, novas tecnologias, automação, robótica, mundo moderno, situações que estão afetando hoje milhões de pessoas em todas as sociedades. Na discussão tema aparecem duas sérias preocupações: de um lado, o enfrentamento de desafios e dilemas provocados pela evolução da tecnologia voltada para o mundo do trabalho e, de outro, oquestionamento desse processo que poderá desembocar, ao contrário do esperado, numa sociedade sem trabalho. Se o trabalho for assumido como “centralidade ética, que liberta o homem e é condição de inclusão na cidadania, o é também por extensão na civilização”. Dessa forma, o conceito de trabalho é visto como atividade humana criadora, que distingue o homem, homo faber, no conjunto das espécies animais,pois é pelo trabalho que o homem, ajudado pelos instrumentos criados por ele mesmo, modifica seu próprio meio e, em contrapartida, modifica a si próprio. É pelo trabalho que produz os meios de existência e que caracteriza a história humana. Logo, pode-se afirmar que a capacidade de construir e de transformar a sociedade humana se dá pelo trabalho. Pelo trabalho, o homem se humaniza. Como sereshumanos, certamente não somos onipotentes, mas intervimos em uma esfera de possibilidades, que é construída a partir da nossa inserção no tempo e no espaço, enquanto sujeitos da história. Se considerarmos o trabalho como uma condição que acontece entre o homem e a natureza, para resolver o problema da sobrevivência, vemos que ele se dá de forma concreta e é a condição de vida dos homens. As formas comoele se apresenta são as mais diversas e vão desde a produção até o consumo dos meios de trabalho nos mais diferentes grupos humanos.
É importante destacar que, segundo Karl Marx, “a humanidade criou-se a si mesma através do trabalho e que a estrutura do processo de trabalho é em última instância o modelo de toda atividade humana”. A história do ser humano, enquanto ser social objetiva-se atravésda produção e reprodução criada no processo de produção material na sociedade capitalista. Logo, se o trabalho é o ponto de partida do processo de humanização do ser social, ele, no capitalismo, passa a ser utilizado como forma de degradação do próprio ser humano, no momento em que o despersonaliza e o submete a uma condição de desumanização, de miséria humana, de desapropriação de seu sentido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUBJETIVIDADE E TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
  • Trabalho informal na sociedade contemporanea
  • AQUESTÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
  • O trabalho na sociedade contemporânea
  • Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea
  • As transformações no mundo do trabalho na sociedade contemporânea
  • RELAÇÃO ENTRE TRABALHO/DOENÇA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
  • Trabalho Sobre Geração e Fluxo de Informação na sociedade contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!