-O TRABALHO NA PLATAFORMA MOODLE COMO CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

1122 palavras 5 páginas
O TRABALHO NA PLATAFORMA MOODLE COMO CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Juliana M. Ferreira Prados
(Tutora à distância UAB-UnB)

A educação em rede permite aproximações com a educação em comunidade? Para tentar responder a esta indagação, vamos traçar em algumas linhas o caminho percorrido pelas tutoras à distância a fim de estabelecer uma relação entre a atividade de tutoria e a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem no ambiente moodle.
A experiência com a tutoria à distância, nos permite verificar que a construção de uma comunidade de aprendizagem, se dá de diversas formas no ambiente virtual. Uma delas é através dos fóruns de discussão, fonte esta geradora de debates e que estimula o senso crítico do educando bem como aprimora seu poder de argumentação. O fórum é uma ferramenta avaliativa muito utilizada no AVA (ambiente virtual de aprendizagem) e que tem grande aceitação tanto por parte dos alunos, quanto da tutoria, que também se dispõe a debater e levantar questionamentos que suscitem uma melhor construção do conhecimento neste espaço. Podemos destacar o fórum , no moodle, como uma das ferramentas mais eficazes no que diz respeito à construção de uma comunidade de aprendizagem, partindo do pressuposto que os sujeitos que constituem esta comunidade tem participação efetiva, na edificação e troca de conhecimento. De acordo com LÉVY(apud Sherer 2008), “Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas…” a fala de LÉVY, corrobora com esta ideia.
Scherer (2008) aponta nomenclaturas para os frequentadores dos ambientes virtuais, elencando-os em três categorias, sendo elas, habitantes, visitantes e transeuntes, consideramos importante destacar estes sujeitos para que possamos compreender de modo claro que a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem se dá de forma autônoma e

Relacionados