O TRABALHO INFORMAL FEMININO NO CENTRO DE FORTALEZA - CE: ANALISANDO O TRABALHO NAS IMEDIAÇÕES DA PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR.

2322 palavras 10 páginas
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Curso de Geografia – BACHARELADO
Disciplina: Teoria e Prática em Geografia Física/Humana
Professoras: Cristiane e Lilian Sorele

O TRABALHO INFORMAL FEMININO NO CENTRO DE FORTALEZA - CE: ANALISANDO O TRABALHO NAS IMEDIAÇÕES DA PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR.

Aline Sales de Almeida
Roseane Silva Braga

Fortaleza - Ceará
2011
Aline Sales de Almeida
Roseane Silva Braga

O TRABALHO INFORMAL FEMININO NO CENTRO DE FORTALEZA - CE: ANALISANDO O TRABALHO NAS IMEDIAÇOES DA PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR.

Projeto apresentado à disciplina Teoria e Prática de Pesquisa em Geografia Humana e Teoria e Prática de Pesquisa em geografia Física do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará- UECE

Fortaleza - Ceará
2011
RESUMO

O trabalho informal se revela como uma prática, que se acentua á medida que o trabalho em si se configura como um processo de realização que se divide em: o dono dos meios de produção e o trabalhador como fornecedor da mão-de-obra utilizada para a produção de mercadorias. Perante isso, o próprio sistema vem se moldando através de crises cíclicas que parecem fazer parte da própria dinâmica do capital. Diante dessas considerações que afetam de forma direta ou indireta os trabalhadores e trabalhadoras (que são os mais afetados) no mercado de trabalho formal, eis que surge o trabalho informal como uma opção á essas crises existentes no modo capitalista de produção. O perfil desses trabalhadores caracteriza-se atualmente pela presença majoritária das mulheres no mercado informal de trabalho na Praça José de Alencar no centro de Fortaleza, e suas principais ruas que desembocam em suas extremidades, no caso as ruas 24 de maio e General Sampaio, a partir disso surgem o interesse em realizar e aprofundar uma pesquisa no âmbito do setor informal, especificamente o feminino, analisando também a

Relacionados