O trabalho infantil

Páginas: 26 (6361 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma rápida visão panorâmica sobre o trabalho infantil, haja vista o vasto material existente para diferentes áreas como sociologia, economia, e debates em geral, sendo que não aprofundaremos em nenhuma especificamente. Mas o que pretendíamos seria destacar sobre as conseqüências no campo do desenvolvimento da criança, o que foidificultoso pois disponibilizamos de pouco material para pesquisa, baseados em textos obtidos na internet como artigos, reportagens e monografias existentes e nenhum deles trata deste assunto em particular, sendo vagas as citações, enfatizando mais as estatísticas ao longo dos anos.
O tema trabalho infantil já faz parte da literatura desde o século XIX, quando escritores como Karl Max eAlfred Marshall, já citavam sobre ele em seus artigos ao relatar como eram os trabalhos nas fábricas inglesas durante a revolução industrial.
Portanto, sem nenhuma pretensão específica falaremos sobre o que é o trabalho infantil, o que caracteriza, histórico no Brasil e no mundo, revolução industrial o “auge”; as convenções existentes no Brasil e no mundo. O que o Brasil tem feito para aerradicação deste e quais as conseqüências para as crianças e a sociedade.

Definição para trabalho infantil

É todo esforço físico e mental desempenhado por pessoas em fase de desenvolvimento que não possuem idade adequada, como crianças e adolescentes. Que impossibilita a criança de exercer suas atividades protegidas por acordos internacionais, como o direito á escola e ao lazer.Portanto é toda e qualquer atividade exercida por criança e adolescente, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme legislação vigente em cada país. Normalmente é proibido por lei e caracteriza crime suas formas nocivas e cruéis.

A caracterização de trabalho infantil no Brasil

No Brasil a legislação caracteriza o trabalho infantil como sendo aquele que éexecutado em atividades econômicas e ou de sobrevivência, com ou sem fim de lucro, remuneradas ou não, realizado por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos , independente de sua condição ocupacional. Para efeitos de proteção ao trabalhador adolescente, é considerado como sendo todo trabalho desempenhado por pessoa com idade entre 16 e18 anos incompletos, para o caso de trabalhos insalubres, e na condição de aprendiz, de 14 a 18 anos incompletos. A legislação brasileira, de maneira distinta das convenções internacionais que definem criança como todo aquele com idade inferior a 18 anos, considera criança a pessoa com idade até 12 anos e adolescente a que tem idade entre 12 e 18 anos.
[pic]

O trabalho infantilno Brasil

Os primeiros relatos de trabalho infantil no Brasil remota ao início da colonização com a chegada dos colonizadores que em troca de pequenos presentes utilizavam os nativos, entre eles crianças na extração do pau-brasil, e na construção das novas vilas. Mas insatisfeitos estes se retiravam dos locais adentrando mata afora o que levou os colonizadores a tomarem medidas devigilância e captura destes com a dizimação de muitas tribos. Em seguida com o tráfico de negros, os navios chegavam tanto com adultos quanto crianças: “Em um relato de 1843, referente aos desembarques no Rio de Janeiro, cerca de três quartos dos africanos recém chegados na região eram homens, e cerca de dois terços desse lote tinha entre 10 e 20 anos” (Stange,2000: p.116). Sendo assim, a demanda porescravos no Brasil incluía crianças e adolescentes principalmente porque nos navios negreiros eles ocupavam menos espaço, consumiam pouca água e pouca ração e poderiam, se sobrevivesse as péssimas condições e desnutrição, trabalhar alguns anos a mais que um adulto. Os filhos de escravos que aqui nasciam também desde muito cedo trabalhavam com os pais nas mais diversas atividades.
Mais tarde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil
  • Trabalho infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!