O Trabalho Infantil No Mercad O Ano 2000 No Munic Pio De Santar M

340 palavras 2 páginas
O trabalho infantil no Mercadão ano 2000 no município de Santarém
Problemática: Por que crianças trabalham na feira do Mercadão ano 2000?
Problema: Qual a realidade crianças que trabalham vigiando os carros nas dependências do mercadão 2000.
Introdução
Diante dos inúmeros problemas sociais existentes, o trabalho infantil é um dos mais preocupantes, pois incide de maneira direta na formação do menor, atrapalha seu desenvolvimento intelectual, já que a vida escolar fica em segundo plano e muitos pais encaram tal atividade como fonte de renda para família ou fuga para a ociosidade; porém não levam em consideração os riscos que tais crianças correm, elas estão expostas a violência, abuso sexual e eventuais acidentes uma vez que lidam com veículos e pessoas de toda natureza. Uma vez que identificada a razão pela qual esse problema continua presente nas nossas feiras,
Justificativa
É cada vez mais comum, encontrar crianças trabalhando na Feira Livre do Mercadão ano 2000. Diariamente crianças têm a mão-de-obra explorada. Elas fazem “carrego”, pedem dinheiro, guardam carros e estão expostas à exploração sexual. Infelizmente, a população ainda acredita que o trabalho infantil é a saída para a pobreza, mas na verdade estas crianças estão em risco pessoal e social.
Embora as pessoas que freqüentam o mercadão sejam orientadas a contratar adultos para carregarem suas compras e prestarem serviços, não é o q acontece, pois a mão de obra infantil ainda é a mais barata. Acredita-se que muitas destas crianças estejam inseridas em projetos sociais do governo e programas de transferência de renda, mas embora isto aconteça, continuam trabalhando como forma de aumentar a renda familiar e acabam perpetuando o ciclo da pobreza em suas famílias, uma vez que o trabalho infantil não vai mudar suas vidas, porque na maioria das vezes, deixam de estudar para estarem naquele local, trabalhando.
Este tema inda é de grande controvérsia. Há entre estas crianças aquela que são filhos dos

Relacionados