o trabalho dos psicólogoa nas politicas publicas

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
O trabalho dos psicólogos junto ao campo das políticas públicas tem sido um dos temas mais salientes, disciplinas com essa temática têm sido presença constante nas reformas curriculares desde a aprovação das Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em psicologia (Brasil. 2004a). Do lado profissional, temos o Sistema Conselho de psicologia organizado, em 2006, o Crepop(Centro dereferência técnica em Psicologia e políticas públicas) tem como objetivo consolidar produção de referências para atuação dos psicólogos em Políticas Públicas. Uma definição inicial de política públicas as designam como a “ Intervenção do Estado no ordenamento da sociedade, por meio de ações jurídicas, sociais e administrativas” ( Rodrigues,2010, p.19). Dentre as várias modalidades de classificaçãodesse campo, podemos dividi-las em políticas sociais setoriais, nas áreas de emprego e trabalho, assistência social e combate à pobreza; direitos sociais (saúde e educação); e infra-estrutura social No final da década de 1980, com o final do regime militar, início da construção e um Estado democrático e a Constituição de 1988, o campo das política públicas tornou-se grande contratador de“trabalhadores sociais”, via Estado ou Organização não Governamentais(ONGs) dentre os quais estão inseridos os psicólogos; a área do psicólogo deu-se início a partir da década de 1980, estamos acompanhando a construção do Sistema Único De Assistência Social (SUAS), que tem nos assistentes sociais e nos psicólogos seus principais profissionais de referência. Tal prevalência das política públicas como campode trabalho em crescimento para os psicólogos tem levado a uma reconfiguração da psicologia tanto na atuação quanto em seu modelo de formação. Desde 1962, a própria legislação que regulamentou o ensino e a prática em psicologia, demarcou três grandes áreas: clínica, escolar e a industrial; a clínica estabeleceu-se rapidamente como sendo a mais evidenciada. Somente no final de 1980 iniciou-seum deslocamento no âmbito da formação quanto na atuação, a clínica privada é ainda uma área de atuação forte entre os psicólogos ( Badagi et al., 2008). A regulamentação da profissão do psicólogo no Brasil ocorreu em proximidade do golpe militar de 1964, muitos autores destacam a conjuntura histórica, promovida pelo novo regime, fortaleceu o projeto individualizante e psicologizante dafamília nuclear (Costa, 1984; Vaistsman,1994; Ferreira Neto,2004). Contudo, o autoritarismo militar não foi causa direta da construção da cultura psicológica e individualista no Brasil. De qualquer maneira, esse contexto fertilizou a sobrevalorização da intimidade psicológica, realçando o valor sociocultural da atuação dos psicólogos.
Outra contingência foi a emergência vigorosa dos movimentossócias no país, o Brasil conheceu a força dos movimentos sociais de base popular, autônomos em relação ao Estado, esses movimentos sociais, possuíam um caráter reivindicativo de ação direta, sua relação com o Estado era vivida como autonomia e oposição.
Os movimentos sociais deste período, trouxeram novos discursos e práticas de afirmação de outros modos de ser e de viver. Em 1985, após uma intensamobilização popular reivindicando eleições diretas para presidente, foi eleito, por meio do Colégio Eleitoral, o primeiro governo civil, iniciando-se a Nova República, e o processo de redemocratização da vida política brasileira, a psicologia foi instada a responder a essa nova conjuntura.
O que testemunhamos acontecer foi a contratação crescente de trabalhadores sociais para o trabalho naschamadas áreas sócias, na saúde pública( SUS ) , no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no trabalho junto a infância e juventude,e mais recentemente à área jurídica e às Secretarias de Segurança.
A psicoterapia passa a não ser mais vista como a única forma de trabalho subjetivo a que as pessoas tem acesso, que de fato, vivemos hoje o incremento de variadas práticas de trabalho com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO POLITICAS PUBLICAS
  • trabalho de politica publica
  • trabalho de politicas publicas
  • Politicas Publicas TRABALHO PARA ENTREGA
  • Trabalho de políticas públicas
  • Trabalho Politica Publica
  • Trabalho Politicas públicas
  • Grupos de trabalho de políticas publicas –

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!