O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos

Páginas: 10 (2403 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea a escola já não é mais a única que detém a formação e a informação como no passado. A existência de um novo conceito de espaços deaprendizagem ultrapassou os limites das Instituições escolares formais. Entretanto o que permanece como elemento definidor da atividade educativa é a ação docente. Além de atuar como professor na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na docência de disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, o graduado em Pedagogia, enquanto profissional da educação, poderá atuar comoarticulador e organizador do processo pedagógico escolar, na elaboração de projetos e também na área de pesquisa.
Educadores têm características próprias e que devem ser levadas em consideração, uma vez que lidam com seres humanos e trabalham com aspectos cognitivos e afetivos, o que exige uma diversificação de atitudes para atender às diferentes demandas escolares e sociais encontradas pelo caminho.
Ofoco principal desse trabalho é subsidiar o debate acerca do papel dos educadores e a articulação de meios que favorecem a compreensão de que a relação com os alunos exige um aprofundamento de conhecimentos dos aspectos formais e informais presentes no dia-a-dia dentro do ambiente escolar, e ainda a contribuição que o Pedagogo deixa através de seu trabalho integrador.

2 DESENVOLVIMENTO
Assimcomo o aluno precisa aprender e descobrir o prazer de aprender, o professor tem as mesmas necessidades. Precisa estar bem para contagiar seus alunos. Precisa encontrar prazer também em aprender. Afinal, o educador é um eterno aprendiz. E encontrando prazer em ensinar, reconhecerá seu erro e o erro de seu aluno como parte do processo ensino-aprendizagem. Terá ainda coragem de abrir-se aos desafiosde uma educação oposta à tradicional, acolhendo com otimismo projetos inovadores e até inovando a sua prática pedagógica, a partir do momento que encarar o medo não como obstáculo, mas como regulador de suas ações, reconhecendo de forma consciente as suas limitações sem com isso estagnar-se frente às iniciativas. 
Quando falamos e defendemos a necessidade de ser trabalhado com os professores aquestão da afetividade, é por entender o quanto o ser humano precisa estar bem para poder lidar com os problemas das pessoas que fazem parte do seu ambiente. Partindo desse pressuposto, um professor emocionalmente equilibrado consegue intervir de forma adequada nas relações conflituosas de sua sala de aula, ou seja, sua participação na vida de seus alunos terá como base o respeito e a justiça. Oambiente influência muito nos diversos fatores do desenvolvimento humano, e o grau de satisfação do indivíduo na escola determina também o quanto a aprendizagem será alcançada. 
Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposiçãoou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica, tem na aprendizagem a sua prioridade e é centrada no aluno. O desafio é muito maior que ensinar, é fazer aprender, porque todos podem aprender. A escola, como instituição social, representa cenário institucional onde acontece o processo de ensino e aprendizagem, um espaço vivo deinteração. 
As crianças são o resultado de suas experiências. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem, a maneira como constroem significados, as práticas culturais e etc. "Sabe-se hoje que cada ser humano tem um conjunto de células do sistema nervoso tão particular quanto a impressão digital", afirma a psicóloga Elvira Souza Lima. "Não existe um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • Trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo no espacos educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!