O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de SouzaGonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Zuleica Rodrigues da Costa Thomaz
Tutor(a) Rosana Rodrigues.





Palmas
2012
Introdução


De acordo com Brandão e Libâneo. As escolas e o educador é o caminho para educação, mas sem estes dois fatores é possível haver conhecimento especializado, porém, é através destes que a educação acontece, é uma constante troca de saberessimultâneo. Para Brandão “o homem” que transforma com o trabalho, e a consciência, partes da natureza em invenções de sua cultura aprendeu com o tempo a transformar partes das trocas feitas no interior desta cultura em suas situações sociais de aprender-ensinar –e –aprender: em educação na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Ela se instala dentro de um domínio propriamentehumano de trocas: de símbolos de intenções, de padrões de cultura e de relações de poder. Mas, a seu modo, ela continua no homem, é trabalho da natureza fazê-lo evoluir, de torná-lo mais humano. (Brandão, 1981, p.14).
Já para Libâneo “em nossas escolas, subjacentes à prática pedagógica, encontramos uma teoria educacional de orientação liberal, nas suas formas ora conservador ora renovado” (apudFREITAS, 1991, p.19). Para essa concepção liberal, o ensino é democrático e o acesso ao conhecimento é proporcionado a ‘todos’ através do ensino público.
O que pretendemos, entretanto, é uma reflexão na qual possamos, revendo as falhas e acertos, construir a cada dia essa boa escola, que exige uma participação ativa das famílias e do bom educador (cumprindo seu papel de mediador, de transmissortambém), da sociedade e do educando, ao qual iremos explana um pouco neste portfólio.




















DO CONHECIMENTO À APRENDIZAGEM

Então o que torna um professor especial? Será a formação acadêmica, o carisma, a espontaneidade, ou o salário ‘alto’?
O primeiro passo é perceber na sala de aula, se os professores estão preparados para lidar com essa nova geração dealunos se tem um currículo pedagógico que corresponde com este novo contexto em que a educação se encontra, já entendemos que desde o século XIX estamos lidando com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) o novo século intitulado século do renascimento, das descobertas e com todas essas variações socioculturais, os educadores devem estar atentos a todas as alterações significativas do processode educação podemos então perceber que as escolas carregam sobre si uma responsabilidade muito grande ante todas estas transformações e que às vezes faltam profissionais habilitados a participar desta mudança na educação e, é por tanto lacônico se abastar da didática.
De acordo com Libâneo é fácil perceber um professor que tem didática ele sabe conduzir a classe de modo que os alunos busquem oaprendizado e estejam atentos, a novos caminhos, novas aprendizagens e fazer isso não por obrigações, mas, sim por que aprenderam a gostar de aprender, pois este professor introduziu neles o saber, o conhecimento (Libâneo), os alunos reconhecem e comentam entre si: “Gosto deste professor, porque ele tem didática”.
Infelizmente há diversos tipos de professores, existem os mais tradicionais que sóse preocupam em copiar do livro didático e cobrar no dia de provas. E existem os mais atualizados os que chamaremos de progressistas, que variam bastante os métodos de ensinos.
Faremos aqui uma breve demonstração deste contraste, durante uma entrevista com alguns professores podemos perceber que a diferença histórica critica de educação é bastante significativa no decorrer dos anos, no que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • Trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo no espacos educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!