O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Páginas: 12 (2986 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
Educação e Diversidade: relações étnico-raciais
Preconceito e inclusão
Nesta unidade você terá a oportunidade de trabalhar com o conceito de representações simbólicas através de um exemplo visual, retirado do mundo da publicidade. As mesmas representações que circulam na sociedade, revelam-se nas escolas. O objetivo é treinar seu olhar para perceber essas representações. Além disso, vocêpercorrerá uma reflexão a respeito da inclusão nas escolas.
A Diferença: o que a gente vê?
Seja bem vindo à nossa disciplina. Minha intenção é possibilitar a você conceitos e idéias que permitam uma leitura do mundo. Mas uma leitura em particular. O objetivo é que você seja capaz de ver a diversidade humana. Mais do que isto, desejo que você veja como a diversidade humana é importante e benéfica paraa nossa espécie. Você já deve ter percebido que cada profissão tem uma forma de ver o mundo. Os médicos não enxergam as coisas da mesma maneira que um padre, por exemplo. Para compreender isto é só pensar no seguinte exemplo: imagine um acidente de trânsito. Para o bombeiro um acidente representa uma vítima a ser socorrida, para a seguradora significa um pagamento a ser feito, para o funileirotalvez represente mais serviço.
Você, futuro pedagogo e pedagoga, devem treinar o seu "olhar" pedagógico. Como uma das funções do educador é garantir o acesso de todos à cidadania plena, saber descobrir o significado das múltiplas representações sociais te auxiliará na intervenção educativa.
A intenção do publicitário é clara. Ele nos quer fazer pensar sobre o preconceito. Ele imaginou que aprimeira idéia que nos viria à mente era que o homem branco seria o policial e o negro o bandido, mesmo que não exista, na foto, qualquer indício desse fato. Mas como o publicitário acredita que grande parte das pessoas são preconceituosas, ele faz uma provocação. E é bem possível que esta seja, realmente, a primeira reação de muita gente, mesmo que neguem. O que faz uma pessoa ver um policial ou umbandido na figura são as representações que possuímos. 1. O que são representações? Representações são estruturas mentais que nos permitem ler o mundo. Vamos dar um exemplo: você está andando pela rua e ouve uma sirene. Você começa a procurar de onde vem o som. Você vê, então, uma ambulância passar. Você pensa que alguém deve estar muito doente ou machucado e está indo para o hospital.O som daambulância é uma representação. Concretamente é apenas um som emitido por um aparelho cuja função é somente esta. Mas você interpreta o som: é uma ambulância, logo alguém está sendo socorrido.Nós, seres humanos, somos seres simbólicos. Assim, nada é apenas o que é. Na cultura, tudo ganha um sentido. Por isso, na figura, o homem branco e o homem negro não são apenas isso, eles representam algo. Casocontrário, a imagem não tem sentido algum.O que as diferenças representam?Devemos estar cientes, portanto, que os preconceitos são frutos dessas representações sociais. Nós, seres humanos, é que damos importância a determinados aspectos e não a outros. A cor da pele, por exemplo, nos interessa. Mas ninguém é discriminado pelo tipo de lóbulo que tem na orelha.Um exemplo para ilustrar: logo após osatentados de 11 de setembro, houve um verdadeiro pânico nos Estados Unidos. Era o momento propício aos preconceitos. Pessoas com medo tendem a ser menos racionais. Muitos indianos que moram nos Estados Unidos foram agredidos porque usavam turbantes. No imaginário popular, pessoas que usam turbante são muçulmanas e inimigas. Então, o turbante representava algo para aqueles norte-americanos, não erasimplesmente um pedaço de tecido na cabeça.3. Na escola É quase impossível não fazer um juízo de valor de nossos alunos. É da "natureza humana" fazer isso. Mas o professor deve esforçar-se por garantir dentro de si, uma mentalidade aberta, capaz de reconhecer quais as representações equivocadas que possui e trabalhar para mudá-las.Nas conversas de professores é comum ouvirmos expressões como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • Trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo no espacos educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!