O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Questionamento ao pedagogo :

1. Como o pedagogo(a) pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula?
A escola é um espaço para que se construa valores, conhecimentos e habilidades na construção do conhecimento. Ensinar a partilhar o saber, os sentidosdiferentes das coisas, as emoções, discutir e trocar pontos de vista. O pedagogo como apoio à inclusão atua de forma integrada com o professor regente e com o coordenador pedagógico, inteirado do planejamento, subsidiando o professor regente. As adaptações curriculares são feitas de acordo com a especificidade do aluno e com o que foi planejado. A escola deve possibilitar a verdadeira aceitaçãoda diversidade e celebração das diferenças. Adotando práticas baseadas na valorização e respeito à diversidades. O projeto pedagógico deve ser elaborado de maneira que reflita o meio social e cultural que o aluno está inserido, proporcionando uma aprendizagem para todos.

2. De que forma a pessoa responsável pelo aluno pode contribuir com a socialização do mesmo espaço escolar?
Os alunos comnecessidades educativas especiais, inseridos nas salas de aula, aumentam suas capacidades de aprendizagem, atenção, comunicação e de participação em atividades educativas. As escolas precisam oferecer programas de formação aos professores, acolhimento de todos os alunos, independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras.

3. Você acha que aorganização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com as atividades da sala de aula? Por quê?
Para facilitar, o grupo gestor deve criar meios mais eficazes para combater a discriminação. Melhorar a estrutura física das escolas e oferecer palestras para os profissionais e familiares. Também deve flexibilizar currículos escolares para atender as diferentes dificuldades deaprendizagem de todos.

4. Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua posição sobre isso? De que forma você lida com essa situação?
Os alunos com necessidades educativas especiais precisam de apoio necessário. Depende do grupo gestor da escola. A educação inclusiva é um direito dos alunos e dever do estado. O professor de apoio tem o objetivo primordial de possibilitar aformação e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Recebendo todo apoio educacional necessário, como professor especializado em áreas afins, tais como: Braile, Libras, Sorobã, etc, para acabar com o preconceito é preciso adotar práticas baseadas na valorização e respeito às diversidades.

Questionamento ao professor :

1. Considerando as dificuldades do aluno,ligadas ao desenvolvimento e a aprendizagem, qual a maior dificuldade que o professor encontra , ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala de aula?
O aluno com necessidades educacionais especiais, são geralmente, mais fáceis de lidar, aceitam bem as sugestão de atividades, apresentam boa disciplina. Os que oferecem resistências e dificuldades de adaptações são poucos.

2. Háalgum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua opinião sobe isso? De que forma você lida com essa situação:
Os alunos de necessidades educacionais especiais da escola que trabalho, são bem recebidos pelos outros colegas, convivem bem com a comunidade escolar e não percebo rejeição da parte de ninguém.
3. O que torna essencial na relação professor e aluno, para que o alunoque apresenta alguma dificuldade não desista de estudar?
O aluno em questão deve se sentir respeitado e integrado ao meio escolar.
4. Como avaliar um aluno que não consegue aprender com a mesma facilidade que os demais alunos da sala?

As atividades precisam ser adaptadas, mas o aluno precisa se sentir incluído por todos os professores nos assuntos de todas às aulas, mesmo que às vezes ele não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • Trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo no espacos educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!