O trabalho do pedagogo no espaço educativo

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Introdução
Neste portfólio irei apresentar uma entrevista com pedagogo, professor e aluno. Buscando refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar a diversidade.
Diante das mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de prática pedagógica, atravessa muitos desafios.Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos enquanto cidadões. Isto posta torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel dentro do ambiente escolar e de sua importância para a integração da equipe docente, pais, alunose direção. A presença deste profissional em um espaço escolar dinâmico é fundamental para a superação de obstáculo, socialização de experiência e fortalecimento das relações interpessoais.
A relevância e a necessidade dessa temática no campo da educação evidenciam-se na medida em que constata que há um considerável índice de situações envolvendo violência nas escolas co a participação de jovensestudantes. Esta condição de violência inquieta e preocupam pais, professores, comunidades e autoridade de segurança publica que não sabem exatamente como agir diante dessas ameaças cada vez mais comum que vem transformando os estabelecimentos de ensino em verdadeiros campos de batalha.
Considerações iniciais
Considerando as dificuldades dos alunos com deficiências físicas a falta deestrutura: portas e corredores mais largos, rampas, elevadores, sanitários mais largos e com corredores, pisos anti derrapantes, mesas onde se encaixam as cadeiras de roda, acervo em braile.
Os resultados apontaram que o sofrimento dos professores, diante do processo inclusivo advém das dificuldades encontradas em sua prática pedagógica, pela falta de capacitação em sua formação acadêmica e carência derecursos disponibilizados pelas escolas para atender ao paradigma da educação inclusiva. Fica evidenciado que, apesar de o sofrimento ser eminente, o prazer do professor em trabalhar com a inclusão está relacionado ao vínculo afetivo que ele estabelece com seu aluno, o que constitui uma representação positiva na prática docente.
Essas dificuldades encontradas na pratica docente não podem serrelacionadas com exclusivamente resultantes da inserção de alunos com necessidades educativas especiais, em sua sala de aula.
As pessoas com deficiência se diferenciam naquilo que está socialmente estabelecido como normais e são alvos de sanções ou discriminações, percebe-se o sofrimento e limitação das professoras sentindo-se impotentes diante das dificuldades dos alunos, bem como em relação as suaspróprias dificuldades.
Refletindo sobre isso, cabe á escola promover meios de apoio e incentivo aos professores, para que esses possam reconhecer e compreender as causas de seu sofrimento docente e, a partir disso, tentem superá-las.
Tolerar é compreender que existem diferenças e aceitá-las. Tentar conviver de modo pacífico interagindo e aprendendo nesse convívio. A intolerância é recusa deaceitação do outro tal como é, e ela estão intimamente ligados ao preconceito.
Em sala de aula, cabe ao professor estar devidamente preparado para lidar com a situação de intolerância e preconceito, exercendo ele mesma, a tolerância e ensinando-a a seus alunos. O professor deve trabalhar no intuito de modifica opiniões e saberes baseado num conjunto de representações individuais e coletivas que sãoabsorvidas pelos jovens no convívio social.
Todos somos preconceituosos, julgamos o outro pela cor da pele, o negro é relacionado a atitudes e comportamentos condenáveis; o deficiente físico, á incapacidade e retardo de ações; a criança sem lar, é mais um incômodo pedinte. Em fim, sempre estamos pondo em movimento nossas representações. O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • Trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativo.
  • O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
  • trabalho do pedagogo no espaço educativo
  • O trabalho do pedagogo no espacos educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!