O TRABALHO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL COM CRIANÇAS DISLÉXICAS

3213 palavras 13 páginas
O TRABALHO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL COM CRIANÇAS DISLÉXICAS
Roberta Carvalho de Freitas Almeida
Especialista em Gestão e Orientação Educacional – Unicaaps
Prof Mc. André Caixeta – Orientador
RESUMO
Este trabalho acerca do papel do orientador educacional com crianças disléxica tem como objetivo mostrar que a dislexia é um transtorno específico da leitura, assinalado especificamente por dificuldades de reconhecimento de letras, decodificação e soletração de palavras. Tais alterações são decorrentes de um comprometimento no desenvolvimento de habilidades fonológicas. A fim de reverter esse quadro o orientador educacional tem a responsabilidade em observar atentamente os alunos em sua individualidade,e certamente encaminhado os mesmos para profissionais especializados e assim tomarem iniciativas que visem à construção de metodologias em prol do aluno disléxico, e evitem que as dificuldades de aprendizagem da criança com essa característica.
Desta forma, justifica-se com esse apoio, que o aluno disléxico pode ser conduzido a vencer barreiras através de estratégias eficazes em consonância com a contribuição do orientador educacional e do pedagogo. Palavras- Chave: Dislexia, Leitura, Escrita, Estratégias Didáticas.
ABSTRACT (opcional)

INTRODUÇÃO

Dificuldades na leitura e na escrita são as características encontradas em crianças disléxicas. Tais dificuldades poderão acarretar danos desde as séries iniciais levando até a idade adulta e desta forma, merece atenção particular de educadores e pais.
Segundo Scoz (2002), dislexia representa um desafio à discussão sobre o "fracasso" escolar, já que muitas vezes não é identificada pelo professor, deduzindo simplesmente como má alfabetização.
Deduzem-se que as crianças com disfunções pautadas ao ensino/ aprendizagem estabelecem um desafio em termos de análise e de processo educativo. No caso do aluno disléxico, a sua "barreira" na escola muitas vezes revela a não articulação entre o entendimento

Relacionados