O trabalho de enfermagem e a ergonomia

Páginas: 8 (1976 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2013
O TRABALHO DE ENFERMAGEM E A ERGONOMIA

Maria Helena Palucci Marziale1
Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi2
________________________________________
O presente texto articula evidências empíricas produzidas por trabalhos científicos visando a reflexão sobre a aplicação da Ergonomia como instrumento metodológico de apoio à melhoria das condições laborais dos trabalhadores de Enfermagem emhospitais.
UNITERMOS: ergonomia, trabalhador de enfermagem, condição de trabalho
________________________________________
ERGONOMICS AND NURSING WORK
This text articulates empirical evidence resulting from scientific work with the intention of providing a reflection about the application of ergonomics as a methodological instrument to support improvement of the labor conditions of nursingpersonnel in hospitals.
KEY WORDS: ergonomics, nursing personnel, work conditions
________________________________________
EL TRABAJO DE ENFERMERÍA Y LA ERGONOMÍA
El presente texto articula evidencias empíricas producidas por trabajos científicos buscando la reflexión sobre la aplicación de la ergonomía como instrumento metodológico de a poyo al mejoramiento de las condiciones laborales de lostrabajadores de enfermería en hospitales.
TÉRMINOS CLAVES: ergonomía, trabajador de enfermería,, condición de trabajo.
________________________________________
Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a década de 40, tem considerado o problema como tema de discussão e tem feitorecomendações referente a higiene e segurança com a finalidade da adequação das condições de trabalho desses profissionais.
Essas condições insatisfatórias estão relacionadas à fatores biológicos, físicos, químicos, psicossociais e ergonômicos, os quais podem causar danos à saúde dos profissionais que alí atuam. Dentre esses fatores enfocaremos a seguir os ergonômicos.
Segundo CAVASSA (1997),os fatores ergonômicos são aqueles que incidem no comportamento trabalho-trabalhador. São eles o desenho dos equipamentos, do posto de trabalho, a maneira que a atividade é executada, comunicação, o meio ambiente (grau de insalubridade, iluminação, temperatura, etc.).
Segundo COUTO (1995), através da aplicação dos princípios da Ergonomia pode ser propiciada uma interação adequada e confortáveldo ser humano com os objetos que maneja e com o ambiente onde trabalha e ainda melhorar a produtividade, reduzir os custos laborais que se manifestam através de absenteísmo, rotatividade, conflitos e pela falta de interesse para o trabalho. No entanto, acreditamos que a mobilização dos trabalhadores e de seus sindicatos também sejam necessárias para que efetivas e profundas mudanças ocorram nascondições de trabalho.
Para a Ergonomia, as condições de trabalho são representadas por um conjunto de fatores interdependentes, que atuam direta ou indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados do próprio trabalho.
Uma descrição detalhada dos fatores que interferem nas condições de trabalho hospitalar é encontrada no livro "Travailler à l'hospital" de autoria de ESTRYN-BEHAR &POINSIGNON (1989). As referidas autoras mencionam o desenvolvimento rápido e contínuo da tecnologia médica, a grande variedade de procedimentos e exames realizados, o aumento constante do conhecimento teórico e prático exigido na área da saúde, a especialidade do trabalho, a hierarquização e a dificuldade de circulação de informação, o ritmo e o ambiente físico, o estresse e o contato com opaciente, a dor e a morte como elementos que potencializam a carga de trabalho, ocasionando riscos à saúde física e mental dos trabalhadores do hospital.
Segundo ESTRYN-BEHAR (1996), a análise ergonômica tem sido utilizada para a adaptação dos equipamentos usados no cuidado à saúde e os estudos ergonômicos constituem-se em um caminho para a obtenção de informações específicas e relevantes sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia e enfermagem análise em uma equipe de trabalho
  • O trabalho de enfermagem no contexto hospitalar: sob a ótica da ergonomia.
  • PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE ERGONOMIA NA ENFERMAGEM
  • trabalho ergonomia
  • Ergonomia do Trabalho
  • Ergonomia do trabalho
  • TRABALHO ERGONOMIA
  • Ergonomia no Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!