O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO PROPOSTA PELOS SOCIALISTAS: Marx e Gramsci

Páginas: 4 (970 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
No início do século XIX, existiu a grande aceleração da industrialização e a concentração de capital e a formação dos grandes monopólios, nos principais países da Europa. Com esse crescimento tambémacompanhou a urbanização, que também acarretou no crescimento desorganizado. A partir desse crescimento surgiu também uma nova classe social: a dos operários (trabalhadores das indústriascapitalistas), consequentemente surgiu à relação social entre donos de fábricas e trabalhadores. A partir daí surgiram conflitos entre as classes. A substituição de homens pelas as máquinas causaram desempregos,daí em diante o socialismo entra para reorganizar a sociedade industrial com suas teorias não políticas, mas sim econômica, ganhando força e sendo politizado por Marx que era a favor do uso decrianças e mulheres no trabalho industrial desde que de forma correta contribuiria para o desenvolvimento humano, unindo o trabalho produtivo e a educação, no conceito de Marx era chave para transformação nomeio social.
Apesar da educação nunca ter sido para Marx um tema central em sua obra, ele se preocupa com a construção do homem intelectual, espiritual, de forma que fosse plenamente desenvolvida emsuas condições. A partir daí Marx formula sua teoria social de que faria o homem desenvolvido.

Marx considera que a educação é utilizada de forma incorreta para favorecer o capitalismo, o homemvem do seu tempo de vida para garantir seu sustendo, por isso, ele se encontra no estado de alienação, e esse trabalho não o torna um homem pleno. Marx critica duramente essa alienação socioeconômica.A divisão do trabalho acontece e o homem não consegue escapar disso, a situação era imposta e se ele não a fizesse não teria como garantir a sua subsistência. Essa situação era boa apenaspara os proprietários, pois quanto mais homens trabalhando, mais produção haveria. As propostas do trabalho material e intelectual se dariam por meio da formação das crianças na fábrica. Ou seja, ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO EM MARX
  • Resumo – o princípio educativo em gramsci.
  • Marx Trabalho No Processo Educativo
  • Trabalho como principio educativo
  • Conceitos de cultura e principio educativo para antonio gramsci.
  • Semelhanças e diferenças nas idéias de marx e gramsci a respeito da educação.
  • A educação infantil na visão socialista de karl marx
  • Proposta de trabalho na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!