O trabahlo do pedagogo nos espaços educativos

1326 palavras 6 páginas
Atividade 1 Respoda as questões:
2.1 O que é currículo? O currículo é uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico de cada escola. Envolvendo não somente conteúdo, mas também todas as relações que envolvem as relações do cotidiano da escola e fora dela.
2.2 Quais as principais influências da escola nova e do pragmatismo americano no currículo brasileiro? (citar pelo menos três de cada uma). A influência da Nova Escola para o Brasil trouxe melhorias para educação, temos o exemplo de expansão das oportunidades educativas através da extensão das escolas com ensino básico; descentralização da administração escolar, melhoria da quanlidade de ensino através da formação de professores, aumento de escola de escolas primárias que diminuiu o alto índice de analfabetismo e inserção do currículo nas escolas, tornando-as escolas democráticas.
2.3 Quais os tipos de currículo presentes na escola e quais as características de cada um?
Currículo formal, oficial, prescrito, explícito: É tudo aquilo que é imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN, Proposta pedagógicas.
Currículo real, em ação: O que será realizado em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação.
Currículo oculto, nulo: São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.
2.4 Porque é importante o professor compreender o que é currículo para sua prática pedagógica? A compreensão do professor para com o currículo se deve ao fato de que este contém vários dados importantes e formas diferenciadas de aprendizagem do aluno e pedagogo, tonando-se ligação entre a cultura e a sociedade.
2.5 O que é cultura escolar e como é formada? Forma como são representados e articulados pelos sujeitos escolares os modos e as

Relacionados

  • pedagogia
    4953 palavras | 20 páginas