O TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ (CICHLA SPP) E AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS NO TERRITÓRIO DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ.

5811 palavras 24 páginas
O TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ (CICHLA SPP) E AS
TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS NO TERRITÓRIO DE COMUNIDADES
RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ.

THE SPORTING FISHING TOURNANMENT OF TUCUNUNARÉ (CICHLA SPP)
AND THE SPATIALSOCIAL TRANSFORMATIONS IN THE RIVERINE
COMMUNITIES LAND IN ORIXIMINÁ CITY.
Silvia da Silva Corrêa1 _ Universidade Federal do Pará e-mail: silvia.silvacorrea@gmail.com
Elcivânia de Oliveira Barreto2 _ Universidade Federal do Pará e-mail: vaniabarreto21@gmail.com

RESUMO: Este estudo visou analisar as transformações sócio-espaciais que o torneio de pesca esportiva do tucunaré acarreta no território de comunidades ribeirinhas no Município de
Oriximiná/Pará envolvidas no torneio. Sendo assim, realizou-se inicialmente uma pesquisa e análise bibliográfica, prosseguindo-se com pesquisa documental e de campo. Como instrumento de coletas de dados foi elaborado um roteiro de entrevistas, este aplicado junto ao
Secretário de Meio Ambiente, a Diretora de Turismo, Presidente do Conselho Municipal de
Turismo, bem como os representantes das comunidades ribeirinhas envolvidas no Torneio. O estudo apontou que o fomento do Turismo, através da pesca esportiva em Oriximiná, representa uma dinamização maior do território rural, atribuindo novas práticas e funcionalidades nos território das comunidades ribeirinhas, o qual vem se consolidando e se estruturando a cada edição como um grande potencial turístico e gerador de renda, nas comunidades ribeirinhas.

Palavras Chaves: Turismo rural, transformações sócio-espaciais, pesca esportiva, comunidades ribeirinhas.

1

Graduanda do 9º semestre do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Oriximiná-Pará.
2
Turismológa e Graduanda do 9º semestre do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, da Universidade Federal do Pará- Núcleo de Oriximiná-Pará.

ABSTRACT: This study aims to analyze the socio-spatial transformations

Relacionados