O texto

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 O texto é uma produção linguística falada ou escrita. De qualquer tamanho que possa fazer sentido numa situação de comunicação humana, isto é, numa situação de interlocução.
Um texto pode ter osentido de uma frase depende do sentido das demais como se relacionam, uma frase pode ter o sentido distintos dependendo do contexto. Assim a frase sendo contexto para a palavra. O contexto pode serexplicito, quando é expresso com palavra, ou implícito quando está na situação em que o texto é produzido. Um texto é um organizado de sentido.
Esses mecanismos linguísticos que estabelecem aconectividade do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência deorações dentro do texto.
 Coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Numa linguagem figurada, acoesão é uma linha imaginária - composta de termos e expressões - que une os diversos elementos do texto e busca estabelecer relações de sentido entre eles.
Coerência é a harmonia de sentido de modo quenão haja nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo, ligação das frases por certos elementos que recuperam passagens já ditas ou garantem a concatenação entre as partes.
Uma leitura não podebasear-se em fragmentos isolados do texto, já que o significado das partes é determinado pelo todo em que estão encaixados; uma leitura, de um lado não pode levar em conta o que está no interior dotexto e de outro, deve levar em consideração a relação assinalada, de uma forma ou de outra, por marcas textuais, que um texto estabelece com outros, um texto precisa de intertextualidade e persuasão.FACULDADE SANTO AGOSTINHO
TRABALHO COMPLEMENTAR DE DIREITO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 2013-1
PROF. Ernâni Getirana
DATA DE ENTREGA: 29 DE MARÇO 2013
ALUNO(A): Luchemburg Dorneles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • texto
  • texto
  • Texto
  • Textos
  • Texto
  • Texto
  • Texto
  • Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!