o tEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
O texto e a construção dos sentidos, Ingedore Villaça KOCH (resenha)
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2007.

A autora

Ingedore Grunfeld Villaça Koch nasceu na Alemanha e veio para o Brasil ainda criança, naturalizando-se brasileira. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e possui licenciatura plena em Letras. Émestre e doutora em Ciências Humanas: Língua Portuguesa pela PUC/SP, onde foi professora do departamento de Português. Atualmente é professora titular do Departamento de Lingüística do IEL/UNICAMP.

Resumo da obra

“O Texto e a construção dos sentidos” (Contexto, 2007; 168 páginas) de Ingedore Villaça Koch, baseando-se em teorias sócio-interacionais da linguagem, tem como objetivo discutir asatividades discursivas existentes no processo de produção textual, considerando-o uma atividade interacional entre sujeitos com objetivos pré-determinados dentro de um determinado contexto social.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira destinada à questões gerais de produção de sentido tanto em textos orais quanto escritos, enquanto a segunda destina-se unicamente ao texto falado.
Aautora retoma teóricos como Leont’ev, Van Dijk, Vigotsky, Marcuschi e Tannen, entre outros (inclusive pesquisas anteriores próprias), para desenvolver seu trabalho.

No capítulo inicial Koch, de modo geral, coloca a linguagem como sendo uma forma de atividade humana que nasce a partir de uma motivação inicial, desenvolve-se através de um conjunto de operações lingüísticas e cognitivas, a fim dese obter um resultado final esperado de caráter basicamente lingüístico, onde uma entidade psico-físico-social – sujeito pressuposto em toda produção textual - relaciona-se com outro sujeito, planeja e constrói seu objeto-texto de acordo com suas necessidades e objetivos, concretizando assim o processo de comunicação.
O segundo capítulo inicia-se com algumas definições de texto dentro daLingüística Textual, as quais podem variar de acordo com a perspectiva teórica adotada.
A produção textual deve ser vista como uma atividade verbal interacional, resultante de operações e estratégias da mente humana e a serviço de fins sociais. A Lingüística Textual estuda tais operações, lingüísticas e cognitivas, que controlam sua produção, além de seus aspectos coerentes e coesivos.
Do ponto de vistasemântico, a construção do sentido do texto relaciona-se também como o dado e o novo, dos quais as proporções apresentadas interferem na construção do sentido. A informação dada encontra-se já na consciência dos interlocutores e servirá de ponto de apoio para a introdução de uma informação nova.
Para que a relação entre o dado e o novo funcione de forma adequada e possa atingir os objetivos doprodutor, há necessidade da existência de cadeias coesivas, onde a remissão e a inferência constituirão estratégias para (re)ativar conteúdos da consciência de interlocutores e relacioná-las com o material presente na superfície textual.
Enquanto as cadeias coesivas proporcionarão a progressão textual através da introdução de informações, a coerência textual será a responsável pela identificação deum texto como texto, ou seja, a atividade comunicativa, diante de uma manifestação lingüística e de um conjunto de fatores situacionais, cognitivos, socioculturais, será capaz de atribuir determinado sentido ao texto, que poderá então ser processado e considerado coerente pelos envolvidos, formando uma situação concreta de atividade verbal.
O terceiro capítulo destina-se a discussão dasatividades e estratégias do processamento textual e os sistemas de conhecimento necessários durante a construção de textos. Estes últimos, divididos em lingüístico, enciclopédico e sócio-interacional, deixam claro a complexidade do ato de construção textual, que conta com atividades de ordem sociocognitiva para que seja realizada a produção eficaz dos sentidos.
No capítulo A construção dos sentidos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O texto e a construção dos sentidos
  • Resenha
  • Resumo A construção do sentido no texto: coesão e coerencia
  • A construção do sentido do texto “A verdadeira história dos três porquinhos”
  • A inter-relação da pontuação na construção dos sentido no texto literário
  • resumo a construção dos sentidos no texto: coesão e coerencia
  • A construção dos sentidos
  • Os sentidos do texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!