O texto jornalístico - a verdadeira prática

Páginas: 3 (617 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
A verdadeira prática do jornalismo


Os dois primeiros semestres podem ser realmente entediantes para os alunos que ingressam no jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Muitoembora se verifique um esforço contínuo da coordenação para melhorar a estrutura do curso, a verdade é que as aulas são puramente teóricas – o que torna as atividades demasiadamente chatas. A exceçãofica por conta da disciplina de Produção Textual, única matéria realmente prática que os estudantes têm contato no primeiro ano de faculdade.
Apenas para efeito de comparação e por amor àargumentação, o curso de jornalismo da Universidade Católica de Pelotas oferece logo no primeiro semestre a cadeira de Fotografia I, além de dispor aos alunos iniciantes um laboratório de rádio, um devídeo e outro de fotografia.
O paralelo poderia estender-se por várias linhas, mas não é essa a finalidade. Aliás, o intuito deste texto é abordar justamente a parte mais interessante do que a cursode jornalismo da UFPEL oferece aos seus calouros. Ou seja, do cerne da cadeira de Produção Textual: o texto jornalístico.
De fato, o iniciante na área vai aprender lições importantíssimas e que lhedespertarão a curiosidade. Vivencia-se uma comedida e regular inversão lógica no processamento das informações – uma experiência talvez experimentada apenas na sexta série do ensino fundamental,quando o aluno tem o primeiro contato com números negativos e que nada parece fazer sentido na disciplina de matemática.
Explico. Um dos principais segredos de um texto jornalístico de qualidade está nasua estrutura de pirâmide invertida. Sim, isso mesmo. Uma pirâmide invertida, geometricamente falando, parece não ter qualquer tipo de sustentação. Pois, acredite, será a principal base de uma boamatéria. Deve-se entender basicamente que aquilo que é mais importante tem que aparecer no topo de qualquer notícia.
Aí que entra a figura da lide. Para um egresso do curso de direito que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textos jornalisticos
  • texto jornalístico
  • Texto Jornalístico
  • Texto Jornalistico
  • Textos jornalisticos
  • Textos Jornalísticos
  • TEXTO JORNALISTICO
  • Texto Jornalístico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!