O texto de Fayga Ostrower aborda o processo criativo a partir de algumas rela es

657 palavras 3 páginas
O texto de Fayga Ostrower aborda o processo criativo a partir de algumas relações, tais como entre o consciente e o inconsciente, a objetividade e a subjetividade, intuição e ordenação. Esses elementos são tratados a partir de uma dinâmica, sendo essenciais para entender o olhar da autora sobre um assunto tão complexo, gerador de diversas concepções e discussões em diversas áreas de criação, como a literatura, as artes plásticas e o teatro.
A criação é tratada como um processo que parte de uma intuição, passando por uma observação do mundo, uma ação sobre ele e, por fim, a sua ordenação (forma) aos registros que atravessaram a percepção individual. Para Fayga, a percepção dos eventos proporciona novas relações quando passam pelo filtro pessoal, pois o individuo está sempre criando relações entre o que está ativo em seu interior e no seu entorno, a objetividade.
O criador é um interprete do mundo, mais do que isso, para ela um agente transformador. Isso se concretiza a partir da observação individual do mundo, e como esta, sendo particular, originará novas formas. A concretização da obra, dessa maneira, lançará um novo olhar sobre um fênomeno, por isso torna-se essencial que o criador esteja atento, que torne-se sensível aos estímulos que os dados objetivos proporcionam, capte elementos dessa realidade e encaminhe-os para a sua subjetividade, dando-lhes uma nova configuração, um olhar individual. Eis que então a criatividade emerge, a partir da sensibilidade do artista com relação ao meio que está inserido, configurando um fluxo entre o que se capta do meio cultural e como o criador aje sobre nele e o interpreta a partir de seu trabalho.
Outra relação entre objetividade e subjetividade se dá a partir da mémoria. Ela está sempre em um movimento que envolve o novo e as reminiscências, se reconfigurando e criando novas possibilidades a partir de sua aproximação com novas vivências. São formas de compreender as próprias vivências anteriores, resignificando-as.

Relacionados

  • Artes
    68569 palavras | 275 páginas