O tempo e a história

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014



O TEMPO
E A HISTÓRIA








COMO O TEMPO É CONTADO


Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano. Na atualidade existem aproximadamente 40 Calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em três tipos.

 Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento daLua. (exemplo: Calendário Cristão).

Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. (exemplo: Calendário Islâmico).  Note que os meses de um Calendário Lunar, como o Islâmico, sistematicamente vão se afastando dos meses de um Calendário Solar, como o nosso.

Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sole os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (exemplo: Calendário Hebreu). O Calendário Hebreu possui uma sequencia de meses baseada nas fases da Lua, mas de tempos em tempos um mês inteiro é intercalado para o Calendário se manter em fase com o ano tropical.












TIPOS DE CALENDÁRIOS


Calendário Cristão: utilizado pela maioria dos países ocidentais. Marca os anosa partir do nascimento de Cristo. Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII.








Calendário Muçulmano: utilizado em países de religião mulçumana. Marca os anos a partir da fuga de Maomé para Meca, em 622.


Calendário Hebraico: utilizado em países de religião judaica. Marca os anos a partir de uma referência bíblica do que seria a criação do mundo, situada no ano 3760a.C.


Calendário Chinês:

O calendário chinês é uma combinação dos calendários solares e lunares, e cada ano segue a ordem do horóscopo chinês em um ciclo de doze anos.
Apesar de lendas afirmarem que o calendário teria sido inventado pelo Imperador Shi em 2637 a.C., evidências demonstram que os calendários foram usados mais tarde na China, durante a Dinastia Shang. Eles consistiam em umciclo anual de doze meses, e alguns deles apresentavam um décimo-terceiro e até um décimo-quarto mês. O calendário chinês é usado principalmente para datar eventos importantes como feriados – o Ano Novo Chinês ou o Festival do Meio-Outono – e também para adivinhação. O Calendário Gregoriano foi oficialmente adotado pela China em 1912 para questões civis e administrativas, apesar do calendáriochinês ainda ser amplamente utilizado.




Periodização da História
É a divisão da História em períodos, para facilitar seu estudo. Através de uma concepção eurocêntrica do mundo, difundiu-se uma linha do tempo baseada em eventos ligados ao contexto do continente europeu.
Linha do tempo: Antiguidade ou Idade Antiga (+ ou - 3200 aC a 476 dC); Idade Média ou Medieval (476-1453 dC); Idade Modernaou Modernidade (1453-1789); Idade Contemporânea (1789-hoje).


Século
Período de 100 anos, contando do ano 1 ao 100, do 101 ao 200 e assim sucessivamente.
Os relógios


O relógio  é um aparelho usado para indicar a hora. É considerada uma das invenções humanas mais antigas, atendendo à necessidade, de forma consistente, de medir intervalos de tempo mais curtos do que as unidadesnaturais: como o dia, o mês lunar, e os anos. Dispositivos que operam em diferentes processos físicos têm sido utilizados ao longo dos milênios para indicar as horas, dispositivos esses que acabaram culminando com os relógios hoje. A ciência relacionada aos instrumentos de medição de tempo chama-se Horologia.

OS PRINCIPAIS RELOGIOS ANTIGOS:

Relógio de Sol- Gnômon: Acredita-se que a primeira forma denoção de “marcação” do tempo do dia que o ser humano realizou estava relacionada com a posição da sombra das coisas durante o dia. O relógio de Sol funciona assim, analisando a sombra projetada de um objeto no chão. É o mais antigo dos relógios, já que, desde os primórdios, o homem se deu conta de que o nascer do Sol é um fenômeno que se repete a intervalos de tempo regulares. O mais antigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história e o tempo
  • Tempo e História
  • Tempo e Historia
  • História e o tempo
  • tempo e história
  • Tempo e História
  • Historia e o tempo
  • Tempo para história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!