O templo de salomão

Páginas: 9 (2235 palavras) Publicado: 5 de maio de 2012
O TEMPLO DO REI SALOMÃO

O rei Salomão

Com o tempo, a Irmandade dos Filhos de Israel, na forma como Moisés a organizara, foi perdendo a característica de Confraria e se tornou uma nação como as outras. Essa foi razão pela qual o Grande Arquiteto do Universo mandou que Salomão, filho de Davi, que o sucedera no trono, a reconstituísse com outro formato.
E a segunda Fraternidade dos Obreirosda Arte Real, da qual Salomão foi o Grão – Mestre teve inicio no ano de 1005 antes do Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, tendo o Grande Templo de Jerusalém como Loja base.
Essa Loja, que agora congregava apenas uma parte escolhida dos Filhos de Israel, foi fundada nos canteiros de obras do Templo que Salomão construiu em Jerusalém para honrar o Grande Arquiteto do Universo.
Em outrascidades de Israel, como Gezer, Megiddo e Hazor, Salomão construiu outros Templos menores, para sediar as Lojas do Oriente de Israel, mas nenhum foi tão grande e majestoso quanto a o grande Templo de Jerusalém.
E desta segunda Fraternidade todos os Irmãos da Arte Real têm conhecimento, porquanto é dela que se originam a maioria das tradições que são cultivadas hoje na Maçonaria.

A sabedoria deSalomão

Assim que Salomão se firmou como rei de Israel ele orou ao Grande Arquiteto do Universo pedindo-lhe, que mais do que riquezas e poder, Ele lhe concedesse um coração justo e uma mente sábia para que ele pudesse reinar com sabedoria e julgar com Justiça.
O Grande Arquiteto do Universo atendeu ao seu pedido e ele foi o mais sábio e justo dos homens até então nascido sobre a terra.
Essasabedoria ele mostrou julgando o difícil caso das duas mulheres que disputavam uma criança recém nascida. Porque ambas deram a luz às suas crianças, na mesma hora e local, e uma delas nasceu morta. A mãe que teve a criança morta quis disputar com a outra a criança que sobrevivera. E não se sabendo quem era a verdadeira mãe da criança que sobrevivera, Salomão mandou que se cortasse ao meio o recémnascido e se desse metade dele a cada uma das mães. A falsa mãe concordou com a sentença dizendo que se ela não podia ter a criança viva para ela, era melhor que esta morresse, mas a verdadeira mãe preferiu renunciar a ela a vê-la morta. E assim Salomão soube, pela demonstração do amor materno, quem era a verdadeira mãe. (1)
Essa foi uma demonstração da sua grande sabedoria, que depois foicomprovada pelos livros que ele escreveu.(2)
E ele a mostrou também na estrutura que deu ao reino de Israel, organizando-o em doze províncias, nas quais colocou doze governadores de sua confiança, que eram, respectivamente; Ben-Hur, Ben-Decar, Ben-Hesed, Benamidab-Bana, Ben-Gaber, Aminadab, Aquimaas, Baana, Josafat, Semei, Gaber, os quais ministravam o culto e forneciam ao rei e à sua corte todo onecessário para o seu sustento. E assim Israel foi reorganizado politicamente, mas, na verdade, funcionava como uma grande Fraternidade. (3)

A construção do Templo

Depois escreveu ele ao rei Hiram, da Fenícia, uma carta nestes termos: “Sabe Vossa Majestade que meu pai prometeu erigir um templo ao Grande Arquiteto do Universo. Mas as guerras em que ele se envolveu não o permitiram. Mas eu tive oprivilégio de reinar em paz, e portanto tenho condições de cumprir essa tarefa que o Grande Arquiteto do Universo me confiou. Então eu solicito a Vossa Majestade que me envie trabalhadores ao Monte Líbano para cortar toda a madeira necessária para essa construção, pela qual pagarei o preço que for combinado.”
O rei da Fenícia respondeu a Salomão nestes termos:“ Graças ao Grande Arquiteto do Universoque o vosso pai tenha deixado o trono para Vossa Majestade, que é sábio e virtuoso. Eu estou à vossa disposição e o servirei em tudo que necessitais para essa tarefa. Eu vos mandarei toda a madeira de cedro e cipreste que me pedistes. Eu as mandarei de barco para o lugar que indicastes para que possais transportá-las para Jerusalém. Em troca delas mandai-nos grãos e azeite suficientes para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Templo salomão
  • templo de salomão
  • templo de salomão
  • Templo De Salomao
  • O templo de salomão na perspectiva da maçonaria
  • SALOMAO
  • sALOMÃO
  • Salomao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!