O TEATRO - DA ANTIGUIDADE ATÉ A IDADE CONTEMPORÂNEA

865 palavras 4 páginas
1. A ARTE DO TEATRO

1.2. O TEATRO NA ANTIGUIDADE

A Arte do Teatro é bem mais antiga do que a maioria imagina, porém era feita de forma muito diferente.
No início das civilizações, os povos, tanto para passar adiante as bravas e trágicas histórias como adorar aos Deuses, usavam de canto e dança em seus rituais. Roupas feitas especialmente para estes momentos também eram criadas para que as pessoas representassem algo ou alguém.
Contudo, ainda não havia texto ou algo parecido, e por mais que em alguns casos as pessoas representassem algum tipo de personagem, não se tratava bem de uma peça, mas sim de um ritual.
Esses rituais foram passando de geração em geração, até chegarem na Grécia. Lá sim, o teatro teve o seu início real.
No começo, as pessoas apenas faziam festas em homenagem a Dionísio, Deus do Vinho. Inicialmente eles criavam festas, depois elas se transformaram em procissões feitas por um coro para em seguida virar uma representação, onde havia troca de fala entre os envolvidos, criando assim textos teatrais com atores que representavam e falavam.
Esses coros cantavam enquanto outros, sobre o palco dançavam representando o que era cantado por eles. Mesmo com um coro numeroso cantando, algumas pessoas poderiam ter dificuldade em ouvir, pois em alguns casos o público podia chegar a 20 mil pessoas, os atores usavam máscaras para representar tanto o personagem como o seu humor naquele momento. Para isso a máscara possuía duas representações de humor, onde uma ficava de um lado da cabeça e a outra da outra.
O teatro grego se tornou cada vez mais conhecido e admirado. Era usado para apresentar, principalmente histórias trágicas, comédias e até mesmo para criticas políticas.
Ele podia ser encontrando nas ruas (em pequenas apresentações) e em grandes teatros construídos entre colinas, pois estas eram usadas pelos seus construtores para fazer as arquibancadas e dar uma acústica única, o que possibilitava que o som se propagasse com uma qualidade e

Relacionados

  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas