O SÁBIO HINDU E AS FORMIGAS

534 palavras 3 páginas
O SÁBIO HINDU E AS FORMIGAS
Certa vez, ouvi a seguinte história, e ela é verídica:
Um grupo de evangelistas norte-americanos buscou evan­gelizar um sábio hindu. Foram meses e meses lendo os evangelhos e explicando a obra redentora e salvadora de Jesus para aquele pensador. Mas, o sábio não conseguia entender o porquê de Jesus, sendo a segunda pessoa da Trindade, ou seja, sendo Deus, tivesse tomado a forma de um homem para ajudar o próprio homem. Aquilo, na mente do hindu, era absurdo, pois ele concluía que Jesus deveria ter estado entre os homens como Deus, e não em forma humana.
Em uma ensolarada manhã, o sábio sentou-se na relva de uma montanha, próxima à plantação de hortaliças, para meditar. E daí começou a observar as pequeninas formigas. Elas caminhavam em ordenada fila indiana e pareciam ocupadas em seus afazeres. Todavia, ele verificou que as formigas saíam do formigueiro mas não voltavam com o alimento, o que seria o lógico, visto ser esse o meio de sustento daquela comunidade de insetos. Seguindo a extensa fila com os olhos, o sábio concluiu que algo como veneno, talvez um formicida, havia sido lançado nas proximidades do formigueiro e matava cada formiguinha que, curiosamente, se aproximava da área envenenada em busca de alimento.
Comovido com a inevitável destruição daquelas criaturas, o hindu pensou em retirar o veneno, mas concluiu que não adiantaria, pois o formicida já estava impregnado na terra. Inutilmente buscou cavar um buraco que impedisse a passagem das formigas em direção ao local contaminado, pois decorridos alguns minutos elas criaram uma rota alternativa que contornava o buraco e, assim, continuavam sua caminhada à destruição. Sua próxima tentativa foi coíocar o pé no caminho das formigas, mas elas começaram a passar por sobre seu pé. Inconformado, ele gritou: "Parem, vocês estão caminhando para a destruição!". Mas elas, logicamente, não pararam, pois não compreendiam sua voz.
Foi neste momento que o sábio hindu chegou à seguinte

Relacionados