O SURGIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DOS ORGAOS DE PRESERVACAO NO BRASIL os modernistas e outras motivacoes para o surgimento do IPHAN.Resumo de aula 02

1038 palavras 5 páginas
Resumo de aula 02
Prof. Edgard Couto
O SURGIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DOS ÓRGÃOS DE PRESERVAÇÃO NO BRASIL: os modernistas e outras motivações para o surgimento do IPHAN. Na Europa, em decorrência das profundas mudanças políticas a partir do final do século 18 (Revolução Francesa) e início do século 191, da industrialização e da explosão demográfica e expansão demográfica e urbana, entre outros, os edifícios do passado passam por grandes perigos de demolição e degradação. Com base nisso, tem-se o surgimento da preocupação com a preservação do patrimônio cultural do passado.
No Brasil, a preocupação com a preservação do patrimônio cultural só ocorrerá já nas três primeiras décadas do século 20, período em que as cidades receberão as primeiras indústrias e os primeiros projetos urbanísticos de larga escala; grande contingente de trabalhadores (imigrantes), além do surgimento de uma burguesia urbana esclarecida (profissionais liberais e classe média).
Não se pode esquecer que o poder central (República Velha)2 constituído pela elite cafeeira, só valorizava a cultura de expressão europeia, principalmente em sua vertente francesa. Portanto, para este segmento da população, o Brasil não tinha nenhuma herança ou identidade cultural que valesse a pena ser preservada.
Neste mesmo momento muitos intelectuais brasileiros (vanguarda nacional), geralmente morando em cidades, estão acompanhando as experiências e proposições das vanguardas internacionais no campo da literatura, música, arquitetura, pintura e demais artes (Arquitetura Racional e Funcional, Surrealismo, Futurismo e demais “ismos”, Bauhaus e etc.). Na Europa, estes movimentos3 visavam acompanhar o progresso da sociedade industrial que, para eles, deveria promover um acesso amplo da classe trabalhadora à modernidade e ao conforto dos produtos fabris planejados (design da Bauhaus), da estética nova (inspiradas nas

Relacionados